OAB/DF ENVIA 17 TONELADAS DE MANTIMENTOS A TERESÓPOLIS

Brasília, 11/02/2011 – A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do DF, envia na próxima terça-feira (15/02), cerca de 17 toneladas de donativos arrecadados durante a campanha “OAB/DF Solidária, Vítimas das Enchentes”. São aproximadamente 6 mil 500 litros de água, 6 mil 500 quilos de alimentos não perecíveis e 3 mil 600 quilos de produtos de higiene e limpeza.

A doação será feita a Teresópolis, um dos municípios da serra fluminense atingidos pelas fortes chuvas do início do ano. Segundo o subsecretário de Meio Ambiente e Defesa Civil da cidade, Raimundo Lopes, a fase mais aguda da tragédia já passou. “Mas ainda temos 15 mil desabrigados e desalojados que estão vivendo em galpões improvisados. Uma parte significativa da população, que soma 160 mil habitantes”, contabiliza. Lopes estima que essas pessoas só devem ser transferidas para novas casas no final do ano, prazo previsto para o fim das obras de reconstrução. “As doações são extremamente necessárias, ainda precisamos delas. Parabéns a OAB/DF pela nobre iniciativa”.

A campanha “OAB/DF Solidária, Vítimas das Enchentes” teve início no dia 19 de janeiro. Durante 15 dias advogados do Distrito Federal e a sociedade colaboraram com o esforço da Seccional. A Caesb foi uma das empresas que se solidarizaram, doando 5 mil copos de água. A população também se mobilizou. Um grupo de músicos realizou a festa “Samba Solidário” que conseguiu arrecadar três toneladas de donativos.

As subseções da Ordem no Gama e em Sobradinho também se empenharam para o sucesso da campanha. No Gama uma tenda foi montada no estacionamento externo do Fórum da cidade, que serviu como ponto de coleta e informação. Um carro de som também divulgou na cidade e em Santa Maria a arrecadação dos donativos. Em Sobradinho foram distribuídos panfletos, e a Subseção realizou uma noite de atrações no Ginásio de Esportes da cidade cujo ingresso era uma doação para as vítimas das chuvas.

“É com muita alegria que envio essas 17 toneladas a Teresópolis. A campanha só foi possível graças ao espírito elevado dos nossos advogados, das empresas e da população do Distrito Federal que não mediram esforços para ajudar pessoas que perderam tudo ou quase tudo. Parabéns advogados, parabéns Distrito Federal”, comemora o presidente da OAB/DF, Francisco Caputo.

Assessoria de Comunicação – OAB/DF