OAB/DF FAZ PALESTRA SOBRE EXAME DE ORDEM NA UDF

O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/DF, conselheiro Marcelo Jaime Ferreira, fez palestra na quinta-feira (26/8), no Centro Universitário UDF, sobre o Exame de Ordem.

Segundo o conselheiro, o objetivo da palestra é aproximar a OAB/DF dos alunos e dos futuros bacharéis. “O foco principal é desmistificar o Exame e esclarecer as dúvidas dos alunos sobre a metodologia e a aplicação da prova”. Ele explicou a importância de o estudante compreender que o Exame não é uma prova difícil e que há estatísticas que demonstram isso.

Na palestra, o conselheiro abordou inicialmente a finalidade do Exame que vez ou outra é objeto de críticas. Explicou que a prática é comum em diversos países e deve ser considerada em seu aspecto primordial, o da defesa da cidadania. “É garantia para que o cidadão tenha atendimento qualificado”, afirmou.

No decorrer da exposição, foram apresentadas estatísticas sobre o Exame no Brasil e no DF e os provimentos do Conselho Federal que normatizam a elaboração e a aplicação das provas. O palestrante citou as mudanças ocorridas com a evolução das normas que regulam as provas e informou que ainda neste ano serão acrescentadas questões sobre direitos humanos.

Para a estudante do oitavo semestre, Ana Cristina Gomes Nogueira, a palestra foi esclarecedora. “À medida que chegamos ao final do curso, sentimos necessidade de tirar dúvidas. Meu intuito foi o de saber mais sobre as diferenças entre as duas fases do Exame de Ordem. O palestrante foi muito disponível e esclareceu a todas”, concluiu.

Hélia Fernanda Pinheiro, professora da UDF, destacou a necessidade de o tema ser apresentado regularmente aos alunos. “Muitas vezes eles têm ideias equivocadas, que surgem com as denúncias de fraudes, e acabam por desconsiderar a verdadeira importância das provas”.