OAB/DF na comemoração dos 45 anos da SJDF

Brasília, 24/05/2012 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, compôs a mesa da solenidade de comemoração dos 45 anos da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) na quarta-feira (23/05). O evento, realizado no auditório do edifício-sede I, integra a semana comemorativa, que se estende até sexta-feira. A cerimônia foi conduzida pela diretora do foro da SJDF, juíza federal Daniele Maranhão Costa.

“O TRF da 1ª Região é uma instância que se destaca pela prestação jurisdicional célere, e a Seção Judiciária do DF não foge a essa premissa. A advocacia brasiliense reconhece a qualidade de seu atendimento, e a OAB/DF se sente honrada em poder celebrar seus 45 anos”, cumprimentou Caputo.

Daniele Maranhão fez breve histórico da Seção, desde sua inauguração, em 1967, citando juízes e servidores que acompanharam os primeiros passos da Justiça Federal na capital do país. “Foram joões, marias e josés que realizaram seu trabalho e fizeram o que hoje somos”, destacou a diretora. “Não podemos nos furtar de fazer esse tributo à memória”.

O presidente do TRF1, desembargador federal Mário César Ribeiro, dividiu experiências vivenciadas nos seus 10 anos dedicados à SJDF, antes de ingressar no TRF da 1.ª Região. Relembrou o período em que iniciou as atividades da 8.ª e da 9.ª varas, instaladas com apenas dois servidores, e agradeceu a todos os que ajudaram a construir a história da seccional. “O TRF tem um pleito especial de gratidão à SJDF”, externou o presidente, ao referir-se à cessão de servidores e aos desembargadores egressos da seção judiciária.

No evento, foram lançados a logomarca, o selo comemorativo dos Correios e o livro virtual voltados aos 45 anos da SJDF. A cerimônia também marcou a inauguração da Galeria Virtual de juízes federais e a entrega dos Incentivos Funcionais 2012. As homenagens foram acompanhadas por, entre elas os desembargadores federais Maria do Carmo Cardoso, Reynaldo Fonseca e Néviton Guedes. Compareceram, ainda, o juiz federal em auxílio à Presidência, Marcos Augusto de Sousa, e o secretário-geral Paulo Cardoso.

A Seção Judiciária do DF é a mais antiga do país. Instalada em 23 de maio de 1967, atualmente tem 27 varas, sendo 17 cíveis, três de execução fiscal, duas criminais – que também atuam como juizado especial criminal adjunto – e cinco varas do juizado especial cível.

Reportagem – Demétrius Crispim Ferreira

Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF

*com informações do TRF1