OAB/DF: novos procuradores no Bacen são avanço na prestação de serviços à sociedade

Brasília, 26/07/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, designou o conselheiro Eduardo Toledo (foto) para representá-lo na cerimônia de posse dos novos procuradores do Banco Central, ocorrida na segunda-feira (25/07). Os 10 novos integrantes do órgão foram empossados pelo procurador geral do Bacen, Isaac Sidney Menezes Ferreira, em solenidade que contou com as presenças do presidente da casa, ministro Alexandre Tombini, e do advogado geral da União, ministro Luis Inácio Adams.

“A Ordem se faz presente aqui e pra mim é uma honra estar representando o presidente Caputo num evento de grande importância, que demonstra que o Estado brasileiro vai se aparelhando para que possa prestar um serviço digno a toda a sociedade, e é indispensável que o faça mediante absoluto respeito à Constituição. O ingresso destes novos procuradores com certeza virá a facilitar o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Banco”, destacou Toledo.

Em seu discurso, o procurador geral Isaac Sidney ressaltou a garantia de independência e autonomia de atuação que o Banco confere a seus procuradores. “Temos sido testados a cada instante pela direção da casa, temos enfrentado desafios e contribuído para que este órgão possa praticar atos legais, atos que de fato possam permanecer firmes aos questionamentos”.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Banco Central (APBC) e conselheiro da OAB/DF, Fabiano Jantalia, a nomeação dos novos membros foi resultado de articulações travadas entre a APBC, a procuradoria geral do Bacen e o Ministério do Planejamento. “Para tanto também tivemos apoio da Ordem e de sua Comissão da Advocacia Pública”.

A Procuradoria do Banco Central é responsável, atualmente, por cerca de 12 mil ações judiciais em curso, cujo valor das causas supera 310 bilhões de reais. Os novos procuradores serão lotados em Brasília, Belém, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

Reportagem – Demétrius Crispim
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF