OAB/DF oferece orientação jurídica gratuita na Estrutural

A fim de orientar a população juridicamente em diversas áreas como família, consumidor, previdenciário, trabalhista e criminal, a Seccional participou da sexta edição do Mutirão da Cidadania. A iniciativa, que ocorreu no último sábado (2), contou com a participação da Subseção de Taguatinga, do Conselho Jovem da OAB/DF e do apoio da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ). Os advogados foram ao Centro Educacional Fundamental 02, da Cidade Estrutural, e atenderam cerca de 50 pessoas que passaram por lá.

O presidente da Subseção de Taguatinga, Lairson Bueno, atenta para a importância de tirar as dúvidas da população, uma vez que muitas vezes as pessoas têm problemas mas não sabem onde ir para encontrar uma solução. Para ele, “o encontro atendeu o objetivo, não só por reunir diversos advogados, mas também por solucionar o problema de tanta gente”.

Indira Quaresma, conselheira Seccional e vice-presidente da FAJ, considerou o evento muito produtivo, pois com a ajuda dos voluntários várias pessoas foram orientadas e, inclusive, encaminhadas para atendimento nos núcleos da FAJ. Indira ressalta ainda que “trabalhos como esse são importantes porque são prestados diretamente para a comunidade, principalmente para as carentes, que carecem de tudo, inclusive de informações sobre seus direitos mais básicos”.

Segundo o conselheiro do Conselho Jovem e presidente da OAB Jovem de Taguatinga, Franklin Rocha Lopes, a área de família foi a mais procurada no evento. “Foram vários atendimentos realizados. Foi gratificante ter esse contato direto com a comunidade, pois prestamos esclarecimentos que contribuíram para que os cidadãos daquela região possam exercer seus direitos com mais efetividade”, pontua.

A ação também ofereceu diversos serviços gratuitos como consultas médicas, odontológicas e psicológicas. Os profissionais ajudaram a população na escovação dental e forneceram informações sobre a saúde bucal. O projeto contou com exposições, diálogos sobre transtornos psicológicos, prevenção ao uso de drogas e ofereceu diversas atividades ligadas à inclusão social e digital, bem como a realização de testes de glicose, medição de pressão arterial, vacinação e cortes de cabelo.

O Mutirão da Cidadania é coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus/DF) em parceria com diversos órgãos do governo do Distrito Federal e apoio da iniciativa privada. Já ocorreu em diversas regiões administrativas como Ceilândia, Arapoanga, Planaltina, Fercal e Samambaia.

Participaram desta edição do mutirão o presidente da Subseção de Taguatinga, Lairson Bueno; a conselheira Seccional e vice-presidente da FAJ, Indira Quaresma; a secretária-geral da Subseção de Taguatinga, Karolyne Guimarães dos Santos; o vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Vinicius Fonseca dos Santos; a secretária-geral adjunta do Conselho Jovem, Marcela Furst Signori Prado; a secretária adjunta da Comissão de Combate a Corrupção, Anna Carolina Dantas; o conselheiro do conselho Jovem e presidente da OAB Jovem de Taguatinga, Franklin Rocha Lopes e os advogados Aldenio Souza, Benjamim Barros, Flavio Soares de Carvalho, Leandro Brito Salazar, Sandoval Borges Dias Junior e Tathyana Guitton Machado.