OAB/DF participa dos 13 anos da TV Cidade Livre

Brasília, 19/05/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, designou o vice-presidente Emens Pereira para participar da sessão solene em comemoração aos 13 anos do canal comunitário TV Cidade Livre. A comemoração foi no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, na noite de terça-feira (17/05). Emens, em seu discurso, comparou a história da TV comunitária com a da OAB/DF.

“A TV comunitária guarda uma certa semelhança com a Ordem dos Advogados do Brasil que, assim como a TV comunitária, não tem partido. É uma casa aberta à população, onde nós temos a incumbência institucional de zelar pela sociedade e pelo Estado Democrático de Direito. A TV Cidade Livre está cumprindo o seu papel de dar voz à população que não tem espaço para mostrar suas vontades”, afirma Emens.

A solenidade foi presidida pelo deputado distrital Wasny de Roure que participou da primeira transmissão ao vivo da televisão. “Nesta caminhada de 13 anos, a TV Cidade Livre foi contribuindo para resgatar a dívida informativa e cultural que se construiu com o povo brasileiro. Hoje a TV está no ar 24 horas. Completa treze anos de vida consciente da responsabilidade sobre o papel que deve desempenhar na batalha da regulamentação da comunicação.”

O diretor presidente da TV Cidade Viva, Beto Almeida, definiu o canal como “uma chama rebelde no panorama televisivo”. Beto falou sobre os desafios enfrentados pelo canal durante os 13 anos de existência. “Essa conquista é de todos nós, é da sociedade brasiliense. Nós sabemos que construir uma outra televisão, um outro modelo de comunicação é uma tarefa gigantesca. Nós tivemos e ainda temos muitas dificuldades, precisamos aprender com o povo brasileiro a superar com humildade todos os desafios.”

História

A TV Cidade Livre é um veículo de comunicação sem fins lucrativos, voltado à participação da sociedade na televisão brasileira. É uma das emissoras comunitárias pioneiras do país.

Sua primeira transmissão, no dia 13 de agosto de 1997, concretizou um sonho de várias entidades e militantes da área de comunicação de Brasília. É regulamentada pela Lei da TV a Cabo, 8.977/95.

O canal comunitário tem como objetivo contribuir na luta pela democratização da comunicação e assegurar o exercício do direito de expressão, de geração de informação e de produção cultural a todos os segmentos sociais. Sua missão é defender a solidariedade entre os povos, o ambiente natural, a biodiversidade e os recursos naturais não renováveis, os direitos humanos, as liberdades individuais e coletivas e a justiça social.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF