OAB/DF PRESENTE EM POSSE DE JUIZ NO TRE/DF

Brasília, 17/02/2011 – O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, Emens Pereira, participou da solenidade de posse do novo juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), Josaphá Francisco dos Santos. Emens parabenizou o empossado e afirmou que Josaphá é “um advogado de extrema lealdade, muita competência e notório saber jurídico. Ele está representando todos os advogados, o que engrandece a OAB/DF.”

O mais novo juiz efetivo do TRE/DF é baiano, formou-se em Direito pelo Uniceub, é diretor da Escola Judiciária Eleitoral e já atuava na Corte como juiz substituto desde o ano passado. A cerimônia foi dirigida pelo presidente do Tribunal, desembargador João de Assis Mariosi, que designou o juiz Luciano Moreira Vasconcelos para dar as boas vindas ao novo membro do Tribunal. “É um homem simples, de espírito sempre pronto à conciliação. Aqui nesta casa, como juiz auxiliar, prestou inestimável trabalho nas últimas eleições. O doutor Josaphá é um advogado que enobrece a classe. Trata-se de um espírito superior”, disse Luciano.

Em seu discurso, Josaphá ressaltou a importância do TRE na realização das últimas eleições. “Sei que é de conhecimento geral, porém quero ressaltar a importância e a relevância do desempenho dessa Justiça especializada para o equilíbrio social e democrático desse país.” O juiz empossado leu para a plateia, um texto de William Shakespeare e encerrou o discurso dizendo que “a bússola da honradez e da transformação moral apenas aponta o caminho a ser seguido, mas a ninguém impulsiona, eis que a cada um é dado o direito de escolha, respeitando seu livre arbítrio, ou seja, segundo as leis do universo, a semeadura é facultativa, mas a colheita é obrigatória”.

O Secretário-Geral da OAB/DF, Lincoln de Oliveira também prestigiou Josaphá e ressaltou a importância de o advogado ocupar o cargo de juiz no TRE. “Ele é um colega que vem honrando muito a advocacia, e eu tenho certeza que, como representante dos advogados nesta corte, vai trazer muitas alegrias para nossa Seccional.”

Priscila Gonçalves
Assessoria de Comunicação – OAB/DF