OAB/DF PRESENTE EM POSSE DE NOVO MINISTRO DO STF

Brasília, 28/02/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, confirma presença na posse do ministro Luiz Fux no Supremo Tribunal Federal, marcada para a próxima quinta-feira (03/03). A solenidade será às 16h, na Sala de Sessões Plenárias do STF.

Luiz Fux foi indicado pela presidenta Dilma Roussef para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Eros Grau, que se aposentou em agosto de 2010. No início de fevereiro, o nome do ministro Fux foi aprovado pelo Senado Federal.

Com 30 anos de magistratura, professor de Direito da UFRJ, o ministro ensina “como magistrado, primeiro procuro ver qual é a solução justa. E depois, procuro uma roupagem jurídica para essa solução. Não há mais possibilidade de ser operador de Direito aplicando a lei pura. O Direito vive para o homem, e não o homem para o Direito. É preciso dar solução que seja humana. É preciso estar atento às aspirações do povo, porque, no meu modo de ver, assim como o Poder Executivo se exerce em nome do povo, para o povo; o Poder Legislativo se exerce em nome do povo, para o povo; o Poder Judiciário se exerce em nome do povo, para o povo. A justiça é uma função popular”.

Assessoria de Comunicação – OAB/DF