OAB/DF realiza mesa redonda sobre lixo nesta quarta

A 1ª Mesa Redonda da OAB/DF Sobre a Questão do Tratamento de Resíduos Sólidos do Distrito Federal será realizada nesta quarta-feira (21), às 9h, no auditório da entidade (516 Norte). O encontro reflete a preocupação da Ordem na busca de soluções adequadas ao tratamento do lixo no Distrito Federal. De acordo com o Sistema de Limpeza Urbana (SLU), mensalmente são produzidas 50 mil toneladas de lixo no DF.

O objetivo é ouvir os representantes do Governo do Distrito Federal e apresentar soluções para que se possa reverter o quadro atual. “É realmente inconcebível que o Distrito Federal até hoje só tenha lixões a céu aberto, quando não faltam opções ecologicamente corretas para tratamento dos resíduos sólidos urbanos”, diz o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/DF e um dos idealizadores da mesa redonda, conselheiro seccional

Aluísio Xavier de Albuquerque. Foram convidados para o debate o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do DF, Cássio Taniguchi; o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida; o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Sarney Filho; a diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana, Fátima Có; o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco; a procuradora-chefe do Ibama, Andrea Vulcanis; o presidente do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram), Gustavo Souto Maior Salgado; e a procuradora-geral do Ibram, Jaqueline Souza Soares Reis; além de representantes da área ambiental do Ministério Público do DF e do Ministério Público Federal.