OAB/DF realizará Jogos Paraolímpicos

Brasília, 16/08/2011 – A Seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil, a Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), a Secretaria de Estado de Esporte do DF, a Associação de Pais e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb) e o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coddede) realizarão os I Jogos Paraolímpicos da OAB/DF. O evento será no dia 18 de setembro, na Vila Olímpica Rei Pelé, em Samambaia.

“Queremos com isso chamar a atenção da sociedade para o respeito aos direitos dos deficientes. São jogos sociais e inclusivos que proporcionarão a integração em uma mesma equipe com atletas não deficientes”, destacou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/DF, Yure Gagarin Soares de Melo.

Serão cinco as modalidades na competição: atletismo, futebol, natação, basquete e tiro com arco. Mais de 200 atletas, amadores, profissionais e até de nível internacional participarão. Haverá apresentações especiais de outras modalidades fora da disputa. Juízes de competições oficiais foram escalados para as provas.

O coordenador administrativo da Apabb, Oldemar Barbosa, ressaltou a participação da entidade com apoio técnico especializado para acompanhar todas as atividades. “Buscamos proporcionar uma melhoria na condição e na qualidade de vida dos deficientes por meio da prática desportiva e de sua integração com a comunidade”.

A Secretaria de Esporte do DF fornecerá a logística para a realização dos Jogos. A Vila Olímpica Rei Pelé, em Samambaia, foi escolhida para sediar o evento por contar com estrutura para a realização de competições oficiais internacionais além de acessibilidade total.

“A realização dos Jogos Paraolímpicos representa um passo muito importante para a expressão da cidadania e valorização da diversidade”, frisou o coordenador do Cetefe, professor Ulisses de Araújo.

Seminário

Para discutir a questão da inclusão dos deficientes por meio da prática desportiva, a OAB/DF realizará em 16 de setembro o seminário “O esporte como veículo potencial no resgate social da pessoa com deficiência”, no auditório da Seccional, a partir das 9h, com a participação de atletas, árbitros e especialistas.

“Será uma preparação para a os Jogos Paraolímpicos da OAB/DF. Com isso daremos o pontapé inicial para toda uma discussão que será travada sobre a vinda da Copa do Mundo e da Olimpíada para o Brasil. É bom lembrar que a realização dos Jogos Olímpicos implica também a realização oficial dos Jogos Paraolímpicos internacionais e, com tudo isso, botaremos em prática a ideia de que ser diferente é normal”, concluiu Gagarin.

Aos participantes do seminário serão conferidos certificados de 8 horas aula. Para se inscrever (Clique Aqui). Será arrecada uma lata de leite em pó de cada participante para doação a instituições de caridade.

Reportagem – Demétrius Crispim Ferreira

Coordenação de Comunicação – Jornalismo
OAB/DF