OAB/DF RECEBE VISITA DO VICE-PRESIDENTE DA SECCIONAL DO AMAPÁ

Brasília, 10/01/2011 – A OAB/DF recebeu visita de cortesia do vice-presidente da OAB/AP, Paulo Henrique Campelo, na tarde de sexta-feira (07/01). O vice-presidente da Ordem no DF, Emens Pereira, ciceroneou o convidado e apresentou as instalações da Seccional. Campelo veio a Brasília assinar um convênio com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) para implementação da Escola Superior da Advocacia no seu Estado.

“Com esta visita buscamos conhecer a estrutura da Casa brasiliense e a experiência bem-sucedida da ESA aqui no DF, para absorver o que há de melhor, vislumbrando sempre a melhoria de nossa prestação em prol dos advogados”, ressaltou.

Emens Pereira apresentou o prédio e conduziu o convidado por suas dependências, com especial atenção às salas da ESA, que fora reinaugurada em 2010. “Aqui temos uma escola modelo. É importante que as OABs em todos os estados proporcionem o aprimoramento dos advogados por meio do ensino especializado com estrutura de primeira linha. É motivo de orgulho poder compartilhar esta conquista com nosso visitante”.

Pela manhã, o vice-presidente da Seccional do Amapá se encontrou com o presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, para tratar dos problemas enfrentados pela classe desde o ano passado, quando foi deflagrada a Operação Mãos Limpas naquele Estado. A ação da Polícia Federal resultou na prisão do então governador Pedro Paulo Dias, acusado de corrupção. Conforme relatou, a menção dos nomes de advogados em gravações telefônicas ou a relação destes com os envolvidos nos processos acabaram em condução coercitiva e violação de escritórios, com mandados expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Acreditamos que a ordem coercitiva é uma exceção, não pode ser utilizada como regra geral”, protestou Campelo, que também informou a adoção de providências para o combate às violações e a intenção de realizar um ato público em repúdio aos excessos cometidos. “Organizaremos este ato e queremos a presença do presidente nacional da Ordem para corroborar nossa posição”.

A OAB/AP conta com cerca de 1750 advogados inscritos, sendo que aproximadamente 1400 exercem a advocacia regularmente. Dentre as conquistas obtidas pela atual gestão, em 2010, estão a reforma de duas salas de apoio nos principais fóruns da capital e a redução do alto nível de inadimplência dos inscritos, de 70% para 45%.

Demétrius Crispim
Assessoria de Comunicação – OAB/DF