OAB/DF sedia o I Seminário Científico de Ciências Penais e Segurança Pública

Brasília, 21/11/2011 – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Distrito Federal (OAB/DF) sediará o I Seminário Científico de Ciências Penais e Segurança Pública, nesta segunda e terça-feira (21 e 22), das 17h às 22h, no auditório da entidade. O evento faz parte da Semana Científica do Curso de Direito da Faculdade Alvorada, promovida em parceria com a OAB/DF, a Associação Brasileira dos Professores de Ciências Penais, Polícia Militar do Distrito Federal, Associação de Direito Baseado em Evidências, Fórum Nacional Segurança Pública Cidadã.

Entre os temas a serem abordados está a Segurança Pública: Direito da Sociedade. Sob a coordenação do Promotor de Justiça do MPDFT e Professor do Curso de Direito da Faculdade Alvorada, Moacir Rey Filho, o debate vai envolver o Sistema de Segurança Pública no Brasil, suas perspectivas, expressões e realidades da atividade policial, do Ministério Público e do Poder Judiciário. O tema tratará ainda da cultura do medo como um desafio para a sociedade civil organizada e os setores da educação e da mídia.

Também fará parte dos debates desta segunda-feira, Justiça Social e Políticas Públicas de Segurança, sob a coordenação do sociólogo Alessando Rezende. O tema vai colocar em discussão as políticas de segurança pública para criança, adolescente, Jovem, mulher e Idoso e a ressocialização. Amanhã o debate será em torno da atuação integrada dos órgãos do sistema de segurança pública e da efetividade dos direitos da cidadania.

Durante o evento será lançada a revista “Alvorada Jurídica”, uma produção acadêmica do corpo discente do Curso de Direito da Faculdade Alvorada, sob a coordenação e apresentação do professor dr. Marcus Cardoso. Participam do evento o diretor-geral da Faculdade Alvorada, Anderson Andrade, o subcomandante-geral da PMDF, Coronel Wilson Rogério Moretto, a procuradora do MPDFT e presidente da ABPCP, Tânia Maria Nava Marchewka, o diretor da ESA/OAB-DF, Marcus José da Cruz Palomo, e o Senador da República, Rodrigo Rollemberg.

Reportagem – Helena Cirineu
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF