OAB/DF VISITA PRESÍDIO FEMININO E ENTREGA 420 PARES DE SANDÁLIAS

Brasília, 22/11/2010 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, e representantes das Comissões de Direitos Sociais e da Mulher Advogada visitaram, na sexta-feira (19/11), o Presídio Feminino do Distrito Federal, a Colmeia, no Gama, e doaram 420 pares de sandálias para as internas. “Temos de ajudar sempre a atenuar a dor de quem eventualmente cometeu um ato ilícito na vida e está pagando a pena perante a sociedade. Essas visitas são uma oportunidade extraordinária para conhecermos a realidade delas”, ressaltou Caputo.

Além de representantes da OAB/DF, participaram da visita a coordenadora do núcleo de gestão estratégica do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Ana Beatriz Carvalho, e um estudante de Direito. A diretora do presídio, delegada Deuselita Martins Pereira, acompanhou-os, mostrando cada espaço da Colmeia, como as alas de gestantes e de detentas que tomam medicamentos; biblioteca, sala de aula; cantina; salão de beleza; horta, entre outros. Eles também conheceram artesanatos feitos pelas internas, como crochê, patch work, retalhos e tecelagem.

Ao passar pelas celas, as internas manifestavam a questão da superlotação. “Numa cela para 12 presas, ficam 24”, frisou a delegada. “A partir de agora, vamos começar a contactar as autoridades do Ministério da Justiça para tentarmos a locação de verbas para construção de novos pavilhões para acomodar essas detentas”, comprometeu-se Caputo.

“Estava andando e o meu chinelo arrebentou bem na hora”, contou Tereza Batista Peres. Presa por tráfico de drogas, Tereza, 41 anos, disse que pretende sair no próximo ano. Ao receber as sandálias, afirmou que muitas internas não recebem visitas e não têm condições financeiras para comprar algum calçado. “Para mim foi de grande serventia; obrigada. É uma ajuda muito solidária”.

A delegada Deuselita Pereira disse que ficou muito satisfeita com essa sensibilização. “O Estado não supre todas as necessidades do sistema penitenciário. Essas sandálias caíram do céu, vieram numa boa hora. Toda ajuda é sempre bem-vinda”. Depois da distribuição, a presidente da Comissão de Direitos Sociais, Francisca Aires, afirmou: “Missão cumprida! Que possamos fazer o bem, mesmo sem olhar a quem”.

Flávia Mendes, membro da Comissão da Mulher Advogada, enfatizou que a iniciativa serve como incentivo. “O ser humano esqueceu a fraternidade há muito tempo. É um choque de realidade pra gente se conscientizar e mudar o que está em nossa volta”. Ana Beatriz Carvalho ficou sensibilizada ao saber que algumas detentas, há mais de um ano, não usam condicionador ou xampu. “Quero compartilhar do pouquinho que tenho. Assumo o compromisso pessoal de todo mês reservar uma quantia para comprar esses produtos e doar para as detentas”.

Thayanne Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF