Advogados protocolam pedido para eleições online na OAB-SP (Conjur)

Um grupo de dez advogados protocolou pedido para que as eleições da seccional paulista da OAB seja feita de modo online.

No pedido, o grupo lembra que a epidemia de Covid-19 tem tido recordes de proliferação no país e que existem projeções de que a população brasileira só estará completamente imunizada no segundo trimestre de 2022. As eleições na OAB-SP estão marcadas para novembro deste ano.

“Como se sabe, há quase meio milhão de colegas inscritos na OAB-SP que potencialmente podem comparecer às eleições de novembro, tradicionalmente realizadas de forma presencial em pontos de votação cuja indesejável aglomeração chega a ser maior que nas eleições político partidárias”, diz trecho do documento.

Recentemente, o Conselho Federal da OAB também aprovou a proposta de empreender eleições online. A proposta aprovada partiu da seccional da Ordem do Distrito Federal. Na ocasião, o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, afirmou que a promoção do pleito de forma online pode gerar economia — as eleições de 2018 para o Conselho Federal custaram cerca de R$ 600 mil, por exemplo.

Reportagem publicada por Consultor Jurídico em 1º/2/2021

Acesse aqui.