Imagens fortes: aos risos, jovens do DF matam saruês com golpes de enxada (Metrópoles)

Cenas foram gravadas pelos próprios autores e mostram ataque a ninho dos animais em residência no São Sebastião

Jovens moradores de São Sebastião gravaram o momento que praticaram maus-tratos contra saruês, em uma residência localizada no bairro do Morro Azul. Nas imagens obtidas pelo Metrópoles, feitas por um dos participantes, os animais aparecem dentro de uma pia, onde são atacados com golpes de enxada.

Após o primeiro golpe, filhotes do marsupial saem do local em que se escondiam, indicando se tratar de um ninho da espécie. Em meio a risadas, um dos jovens estimula o colega a também usar a ferramenta. “Mata ele, mata!”, diz, e então ocorre a primeira investida. Segundo testemunhas, todos os animais foram assassinados.

O episódio ocorreu no último sábado (16/1) e foi denunciado pela vice-presidente da Comissão de Direito dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil da seccional DF (OAB/DF) em Taguatinga, Ana Paula de Vasconcelos. Segundo a advogada, a queixa de maus-tratos foi feita, bem como o registro de boletim de ocorrência, na 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião), que fica encarregada pelas investigações.

“Importante observar que as punições para os envolvidos será tanto na esfera criminal como na esfera administrativa com aplicação de multa”, ressalta Vasconcelos. “Não podemos normalizar a crueldade contra esses seres vulneráveis, quem maltrata um animal com esse requinte de sadismo, é capaz de atitudes muito piores”, conclui.

Reportagem publicada por Metrópoles em 20/1/2021

Acesse aqui.