Obra de revitalização: Projeto de Interiorização da OAB é inaugurado por Beto Simonetti na Subseção de Taguatinga

Nesta segunda-feira (15/8), o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, lançou o projeto de interiorização da Ordem em todo o País com a inauguração das obras de revitalização da Subseção de Taguatinga. Também representando a OAB, estiveram presentes a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e conselheira federal pelo DF, Cristiane Damasceno, e o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis.

Na ocasião, Beto Simonetti destacou que a interiorização da advocacia é eminente e que os profissionais interioranos do Brasil não podem esperar.

“Mais do que um projeto da Ordem, mais do que redignificar a advocacia, esse é um projeto humanitário, e a Ordem estará presente em todo interior do Brasil por meio das suas seccionais, para que a gente possa dar dignidade para a advocacia do interior. É fazer com que acabe no Brasil a sensação de que há advogados de primeira e de segunda classe. Taguatinga pode contar com o empenho do Conselho Federal e com o meu compromisso para que aqui nós possamos fazer uma revitalização dessa sede e entregar aquilo que a advocacia precisa hoje, e aquilo que a advocacia precisará nos próximos anos.”

Em sua fala, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., enalteceu a presença de todos e, em especial, a presença do presidente do CFOAB, classificando-a como um momento emblemático.

“Agradeço a presença de todos e ao presidente Beto Simonetti, que é o primeiro presidente de Conselho Federal a visitar a Subseção de Taguatinga. Isso é muito simbólico para nós e nos dá muito orgulho. Passa um filme na nossa cabeça de como foi na primeira gestão, em que totalizamos seis subseções construídas, o que mostra que já praticávamos esse projeto de interiorização, embora não tivesse esse nome. Hoje, a gente tem a honra de inaugurar, por meio do projeto, as obras de revitalização da primeira subseção do País. É a nossa maior subseção, que atende cerca de quatro mil advogados, fora aqueles do entorno. Então ela merece uma sede mais apropriada para atender a advocacia.”

A obra na Subseção de Taguatinga prevê a ampliação do auditório e a construção de dez salas para atendimento e audiências, um coworking e um fraldário. O prédio será remodelado para permitir o melhor aproveitamento do espaço, e ainda contará com a resolução de problemas de manutenção e melhorias na acessibilidade.

A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, ressaltou a satisfação em participar desse momento. “Que orgulho participar de mais um marco, o marco de ver um presidente do Conselho Federal visitando uma subseção, e mais ainda de ver a interiorização do desenvolvimento. A gente não está aqui com uma proposta de reforma de subseção. Estamos com uma proposta de levar o desenvolvimento às subseções. Isso representa não só uma gestão plural, mas agora a gente vê uma gestão extremamente horizontalizada de inclusão.”

O presidente da Subseção de Taguatinga, Flávio Fonseca, celebrou a inauguração das obras de revitalização e o fim da espera. “Essa reforma é necessária. São mais de quinze anos esperando uma reforma que atenda os anseios da nossa advocacia. Na gestão passada nós tínhamos uma média de 200 pessoas passando pela Subseção, por mês. Hoje, mensalmente, a média passou para cerca de mil pessoas.”

A vice-presidente da Subseção de Taguatinga, Marescka Morena, também manifestou a alegria de poder vivenciar a mudança na estrutura da sede local. “É um projeto que Taguatinga aguardava há anos. Agradeço a todos que colaboraram para essa revitalização, para a adequação da nossa Subseção.”

Em nome da Caixa de Assistência dos Advogados do DF (CAADF), a vice-presidente Bernadete Teixeira reforçou a importância de os advogados e advogadas se sentirem pertencentes e acolhidos.

“A Caixa de Assistência dos Advogados do DF está aqui o tempo todo. Caixa é acolhimento, a Caixa é saber que vocês, ao lado da OAB, têm para onde ir, com quem contar e se sentir presente, acolhido e pertencente. Estamos aqui para dizer que a Caixa jamais irá se esquivar de estar presente em todos os projetos que venham agregar.”

A cerimônia de inauguração das obras de revitalização contou com a presença da diretoria e de representantes de comissões da OAB/DF, além de conselheiros, presidentes e ex-presidentes de subseção, advocacia local e demais profissionais que prestigiaram o evento.

Confira mais fotos do evento no Flickr da OAB/DF.

Texto: Esther Caldas
Fotos: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF – Jornalismo


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: