OUVIDORIAS DA OAB/DF E DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SE REÚNEM

Brasília, 28/02/2011 – O ouvidor da OAB/DF, Marcelo França, reuniu-se, no Palácio da Justiça, na quinta-feira (24/02), com o ouvidor do Ministério da Justiça (MJ), Ezio Ricardo Borghetti, para discutir e trocar informações e experiências sobre a atuação das ouvidorias. “Não existe democracia sem ouvir os interessados”, afirmou França durante a conversa.

Ele contou que a Ouvidoria da OAB/DF completará um ano em março e compartilhou experiências de sua gestão. Segundo ele, ainda neste semestre será implantado o sistema Ouvidor II, via website, cedido em 2010 pelo Ministério da Fazenda. Na ocasião, França apresentou o sistema de sua Ouvidoria e acolheu sugestões técnicas.

Borghetti disse que a Ouvidoria do MJ foi criada em outubro do ano passado para suprir a demanda interna dos servidores do Ministério. “No entanto, vem atuando, também, como um canal direto do cidadão com o MJ, com os órgãos de sua estrutura regimental e órgãos vinculados”.

Segundo o ouvidor do MJ, “atuamos como mediadores em conflitos, evitando até e instauração de um desgastante processo. Mesmo com pouco tempo atuando na área, identificamos a importância das ouvidorias, quer seja em órgãos públicos, empresas particulares ou entidades de classe, a fim de proporcionar ao cidadão um canal de comunicação e até de resolução de problemas que muitas vezes não são solucionados por falta de uma simples informação que não está ao seu alcance”.

Na semana passada, França encaminhou a Borghetti uma reclamação da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF. De acordo com o ouvidor do Ministério, a demanda já foi enviada ao secretário executivo, que dará retorno até esta terça-feira (01/03). “A aproximação das instituições tornará mais ágil a comunicação entre ambas”, ressaltou França.

Thayanne Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF