Parlatório Virtual: OAB/DF entrega 14 computadores ao Complexo Penitenciário da Papuda

Na última sexta-feira (18/11), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou cerimônia de entrega dos novos computadores ao Centro de Detenção Provisória (CDP), localizado no Complexo da Papuda do Distrito Federal. Na solenidade, foram entregues 14 novos computadores, que serão utilizados para o Parlatório Virtual, sendo eles divididos entre o CDP 1 e CDP 2.

Compuseram a mesa da cerimônia o diretor de Prerrogativas da Seccional OAB/DF, Newton Rubens; o diretor tesoureiro, Rafael Martins; o presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa Athayde; o procurador de Prerrogativas do Sistema Carcerário da OAB/DF, Marcos Akaoni; o secretário de Administração Penitenciária (SEAPE), Wenderson Teles e o diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP), Mayk Steve Richter.

A presente iniciativa foi proposta pelo procurador de Prerrogativas do Sistema Carcerário da OAB/DF, Marcos Akaoni, com o objetivo de aumentar o número de atendimentos gerados. “Com essa iniciativa, toda a advocacia é beneficiada. São mais de 200 atendimentos semanais que serão gerados em cada unidade do CDP. Com isso, aumentará expressivamente os atendimentos. Com essa parceria com a Defensoria Pública, a Polícia Civil, a SEAPE e a própria OAB, nós aumentaremos a qualidade dos atendimentos”, destacou Marcos Akaoni.

Todo o processo orçamentário foi realizado pela OAB/DF em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), que doou os computadores para o Parlatório Virtual. A Seccional doou o restante do material para as obras e adequações da estrutura dos novos parlatórios. A ação é uma importante contribuição para diminuir as audiências presenciais, e reduzir o ingresso de delegados e de defensores nas penitenciárias.

O diretor de prerrogativas da Seccional OAB/DF, Newton Rubens, agradeceu aos colaboradores pela parceria fundamental dentro do sistema e também como uma forma de desenvolvimento da sociedade. “Quero agradecer a todo sistema prisional pela parceria, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido para toda a sociedade, sempre com muito respeito. Esses computadores foram entregues para melhorar cada vez mais o atendimento da advocacia. Buscamos colaborar com o sistema de justiça, e acredito que esse seja o papel fundamental dentro do sistema prisional. Ressalto, ainda, a parceria com a CAADF, que viabilizou essa iniciativa. Somos muito gratos.”

O presidente da Concad e da CAADF, Eduardo Uchôa Athayde, agradeceu a oportunidade de contribuir. “Hoje é um dia muito relevante para todos nós, a OAB nacional faz 92 anos. Nesta data tão importante, eu acredito que estarmos aqui celebrando essa união de esforços com um ato concreto que seja revertido em prol da sociedade, também é cumprir o papel da nossa instituição OAB. Celebrando essa parceria, a gente reafirma o compromisso da Ordem com o Estado Democrático de Direito e com os direitos de toda sociedade que serão mais acolhidos a partir de iniciativas como essa.”

O diretor tesoureiro da OAB/DF, Rafael Martins, destacou a importância da OAB/DF para o sistema prisional. “Nós sabemos o papel importante que a advocacia tem de pacificação do sistema. A advocacia, além de ser presente, traz tranquilidade à massa carcerária e traz segurança ao sistema”, completou.

O secretário de Administração Penitenciária (SEAPE), Wenderson Teles, descreveu a iniciativa como “uma ação importante que contribui para diminuir as audiências presenciais, e diminuir o ingresso de delegados e de defensores nas penitenciárias”.

Para o diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP), Mayk Steve Richter, a parceria trará um trabalho mais árduo, porém, mais efetivo. “É um serviço necessário ao sistema penitenciário, é uma função essencial para a advocacia. Estamos aqui para colaborar com os advogados para um trabalho mais eficaz”, disse.

Texto: Letícia Marchi

Comunicação OAB/DF

Fotos: Roberto Rodrigues