Pedro Gordilho: homenagem da OAB/DF a Villela resgata uma vida dedicada ao Direito

Brasília, 31/05/2011 – Durante abertura da VII Conferência dos Advogados do DF, o advogado Pedro Gordilho prestou homenagem póstuma ao advogado José Guilherme Villela. “A OAB/DF está fazendo uma homenagem in memoriam ao maior advogado de todos nós”, frisou Gordilho.

Em seu discurso, destacou que o mineiro José Guilherme Villela chegou a Brasília em 1961. “Desde então nos tornamos amigos muito próximos, pude acompanhar essa bela trajetória que foi a vida dele”.

Ao apresentar o currículo de Villela, Gordilho destacou o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho, procurador do Tribunal de Contas do Distrito Federal, consultor jurídico e professor universitário.

Gordilho elogiou o casamento do amigo. “Foi muito feliz, muito bem realizado. Eles eram parceiros na vida a dois e também eram parceiros na vida profissional, trabalhavam juntos no mesmo escritório”.

O advogado apontou a atuação de Villela na defesa do ex-presidente Fernando Collor durante o processo de impeachment no Congresso. “Verificamos que durante a vida dele, na excelência de sua atividade profissional, só temos motivo de orgulho para perceber o quanto ele exerceu com excelência a profissão, com os elevados conselhos éticos que ele punha em prática e com o exercício interrupto de todos os preceitos que devem nortear a nossa profissão. Ele foi um modelo para todos nós”, afirmou Gordilho.

“Esta homenagem póstuma que os advogados do DF prestam a este saudoso amigo e colega constitui a oportunidade de resgatar uma vida dedicada ao Direito e oferecer às próximas gerações um modelo de advogado”, concluiu.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto: Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF