Pós-graduação da ESA retorna em agosto com novo curso

Os três cursos de pós-graduação da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/DF retornam do recesso no dia 5 de agosto. Além das pós em Direito Eleitoral, Criminal e Processo Civil, a ESA iniciará a pós em Direito Público. As inscrições já estão abertas para esse curso, que terá vagas limitadas.

“É muito positivo que a OAB/DF esteja oferecendo mais essa opção. Isso só mostra o quanto o presidente Caputo e todo o Conselho Seccional estão engajados e comprometidos com a advocacia como um todo, seja pública ou privada. Nesse sentido, o curso é uma importante demonstração de que a advocacia pública está, finalmente, sendo contemplada nas ações institucionais da Ordem”, destacou o conselheiro Fabiano Jantalia, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Banco Central do Brasil, que lecionará a disciplina Direito da Regulação.

As pós-graduações em andamento contam com cerca de 200 alunos, sendo 75 só na de Direito Eleitoral. O coordenador Manoel Carlos de Almeida Neto atribui grande parte do sucesso ao corpo docente, formado por especialistas como Valter Costa Porto, Ricardo Lewandowski e Henrique Neves. Aponta, porém, outros fatores. “O direito eleitoral é um ramo que curiosamente não conta como disciplina obrigatória nos cursos de graduação do Brasil. Isso é um erro grave, porque é uma Justiça especializada, com tribunais em todos os Estados e um extenso rol de leis que

a Comissão de Reforma do Código Eleitoral trabalha para colocar em ordem”.

O diretor da ESA, Marcus Palomo, considerou positivo o primeiro semestre para a pós-graduação da escola. “Hoje o profissional do Direito já sai da faculdade com a noção clara de que é preciso se especializar, não no sentido de se concentrar numa área de atuação, mas de se aprofundar, se atualizar, e temos trabalhado para que ele considere isso proveitoso”.

Thor Aune concorda com Palomo. O jovem advogado tem atuado na área civil, mas cursa a pós em Criminal. “São temas que gosto de estudar, e a atualização é imprescindível na medida em que os tribunais evoluem seus entendimentos”.

Os demais cursos da ESA, de formação e especialização, funcionarão normalmente em julho. A pós em Direito Público terá aulas quinzenais, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde. Os participantes receberão certificado de 360 horas aula, concedido pela Universidade Cândido Mendes e a Atame Pós-Graduação. Advogados com até cinco anos de inscrição na Seccional terão 30% de desconto. Para se inscrever (clique aqui).

Demais informações pelos telefones: 3035-7292 e 3035-7287 ou e-mail para [email protected]

Reportagem – Demétrius Crispim
Assessoria de Comunicação – OAB/DF