Prêmio “Amigos dos Autistas”: professores e instituições de ensino são reconhecidos pela OAB/DF

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou nesta segunda-feira (6/12) o evento de premiação Amigos dos Autistas. A cerimônia foi conduzida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo (CDDPA), em evento híbrido, no auditório da OAB/DF e com transmissão ao vivo pelo canal da OAB/DF no Youtube.

Participaram da mesa o advogado e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo, Edilson Barbosa; a presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Nacional, Marlla Mendes de Sousa; o secretário-geral da Comissão de Educação, Ederson de Oliveira Raposo, representando o presidente da Comissão de Educação, Valério Alvarenga; e os membros e consultores da CDDPA, André de Almeida Oliveira, Márcio Rosa Pontes e Vanessa Medeiros.

O presidente da CDDPA, Edilson Barbosa, iniciou a premiação pontuando a importância da Comissão dar espaço para pessoas de fora da advocacia. “Na nossa comissão não temos só advogados e advogadas, nós inovamos. Nós temos pais de autistas, temos autistas, temos médicos, temos professores, temos diretores de escolas, psicólogos, líderes comunitários, entre outras pessoas que debatem o Autismo no DF. É uma Comissão híbrida”.

De acordo com Edilson, a premiação teve o intuito de conhecer os trabalhos feitos nas escolas do Distrito Federal, em prol dos alunos autistas, por meio dos professores e professoras. “Esse prêmio tem a intenção de valorizar, e de também agraciar aqueles e aquelas que, de alguma forma, lutam muito para que os autistas nas escolas, tanto públicas quanto privadas, possam ter qualidade de vida e qualidade nos seus estudos”.

Presidente da CDDPA Edilson Barbosa

Marlla Mendes elogiou o trabalho da Comissão por ser atuante e estar desenvolvendo uma cartilha e a Comissão Nacional um livro sobre o tema. “Faz toda diferença melhorar a vida do outro”. Marta finalizou seu discurso agradecendo a todos os presentes e informou que o livro será lançado pela OAB FEDERAL no dia 14/12 na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados.

Marlla Mendes

Premiação

Totalizaram mais de 266 indicações para o prêmio, mas apenas 6 foram selecionadas. As professoras e escolas escolhidas foram:

Alessandra Lopes de Castro, professora da Escola Classe 17 de Ceilândia (Setor “O”) foi a primeira premiada. A professora recebeu a indicação pelo fato de que durante o ensino remoto, na pandemia, realizou atividades que contribuem no desenvolvimento da coordenação motora dos alunos autistas.

Professora Alessandra Lopes recebendo a premiação

Alessandra agradeceu a OAB/DF pelo prêmio e relatou a oportunidade de aprender enquanto ensina. “Quando eu desenvolvi esse trabalho eu não esperava ganhar esse prêmio, estou muito feliz e posso dizer que tenho mais aprendido do que ensinado. Esse prêmio não é só meu, ele é também da escola.”

A segunda professora a receber o prêmio foi Fernanda Rachid Machado, do Centro de Ensino Especial 01 do Plano Piloto. Fernanda tem um projeto de inclusão social de pessoas com autismo em ambiente aberto, levando esportes para as pessoas que fazem parte do espectro autista.

Fernanda contou um pouco sobre seu projeto e a importância de ter apoio para realizar um trabalho tão inovador. “A gente tinha o projeto que se chamava pais e filhos remando junto, e me orgulha muito de ter esse reconhecimento, porque não é um reconhecimento só meu e sim também das famílias que se dispuseram a trabalhar e experimentar esse projeto comigo.”

Professora Fernanda Rachid Machado recebendo a premiação

A terceira professora premiada foi Marilda Lima dos Santos, da Escola Classe 501 de Samambaia. A professora realiza um trabalho com técnicas comprovadas cientificamente, além de utilizar suas redes sociais para sensibilizar e informar sobre o autismo. “A pandemia veio mostrar que os pais podem fazer muito mais do que pensam. Então, eu consegui que os pais dessem continuidade do trabalho em casa, e eu posso dizer que esse trabalho fez efeito”, relatou Marilda.

Professora Marilda Lima dos Santos recebendo a premiação

Iniciando a premiação de instituições de ensino, a primeira escola premiada foi a Escola Classe 17 de Ceilândia (Setor “O”), que foi representada pela professora Lilian Batista da Sala de Recursos da escola, representando o seu diretor Marcus Anderson Bezerra de Souza. “O amor e a dedicação das famílias fazem a diferença”, ressaltou Lilian sobre o trabalho desenvolvido na escola.

Professora Lilian Batista recebendo a premiação

A segunda escola agraciada pelo prêmio OAB/DF Amigos dos Autistas foi a Escola Classe 501 de Samambaia que tem como diretora Ruth Reges da Cunha Tomaz. “Eu posso dizer que tenho muita sorte de trabalhar com um grupo tão comprometido. Espero que esse prêmio se expanda para outros grupos”, declarou a diretora, reconhecendo a importância da premiação. A terceira escola a receber a premiação foi a Escola Classe 68 de Ceilândia, que tem como diretora a professora Maria Dulcilene Almeida de Carvalho.

Diretora Ruth Reges da Cunha Tomaz recebendo a premiação

Além dos selecionados para o prêmio, houveram menções honrosas para mais quatro professoras e escolas. As professoras que receberam menções honrosas na premiação foram Maria Zulene de Moura Costa, do Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria e Elaine Dias Alves do CEF Lobo Guará – Riacho Fundo II. As instituições de ensino reconhecidas pelo prêmio foram Escola Classe 34 de Ceilândia, representada pela diretora Margarete Joaquim da Silva e o Centro de Ensino Especial 01 do Plano Piloto, representado pela diretora Ana Paula Ventorim Rodrigues De Oliveira.

Para conferir a premiação na íntegra clique aqui.

Texto: André Luca e Marcus Almeida (estagiários sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF