Prêmio Engenho de Comunicação é considerado um dos mais influentes junto à imprensa

Brasília, 18/01/2012 – Levantamento realizado pelo Instituto Corda, em parceria com o portal Jornalistas & Cia, inseriu o “Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia” no ranking dos mais relevantes prêmios concedidos à imprensa brasileira, ao lado de realizações como o Prêmio Esso de Jornalismo, Ayrton Senna de Jornalismo, Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, Comunique-se, Abril de Jornalismo, entre outras premiações.

O levantamento constatou a realização de cerca de uma centena e meia de premiações para jornalistas em todo o país. Após minuciosa avaliação, foram destacados cerca de 60 prêmios que ocorrem em território nacional. Entre eles, o Prêmio Engenho. A OAB-DF é parceira institucional da premiação e o presidente da entidade, Francisco Caputo, compôs o júri de notáveis em 2010 e 2011.

De acordo com o levantamento, a seleção de prêmios levou em consideração a importância e a tradição de cada um, sua efetiva representatividade (aferida por critérios de julgamento, composição dos júris, ausência de vícios na escolha dos premiados ou dos jurados, valores da premiação – monetários ou simbólicos – etc.), a possibilidade de obtenção dos dados necessários para a composição dos rankings e, obviamente, o conhecimento dos organizadores, amparado pelos 16 anos de vida do Jornalistas & Cia. Esses dados servirão de base para definir o ranking dos profissionais do jornalismo mais premiados no Brasil.

“Foi uma grata surpresa perceber que o Prêmio Engenho alcançou reconhecimento nacional e é mencionado ao lado de grandes realizações que contam a história do jornalismo e da liberdade de imprensa em nosso país, como o Prêmio Esso, por exemplo. O mérito é, sobretudo, dos jornalistas que atuam na capital do país e que nos dão a oportunidade de destacar o trabalho realizado aqui e enfatizar valores como ética, transparência, democracia e liberdade de expressão”, comenta a idealizadora e realizadora da premiação, jornalista Kátia Cubel, diretora da agência Engenho Criatividade e Comunicação.

Criado em 2004 para distinguir veículos e profissionais da comunicação que atuam a partir da capital do país, o Prêmio Engenho de Comunicação chega à 9ª edição em 2012. A noite de premiação vai acontecer em agosto. Jornalistas são premiados por um júri de notáveis em dez categorias da informação. Personalidades como os ministros do STF, Marco Aurélio Mello, do TCU, José Múcio Monteiro, presidentes de entidades como OAB/DF, Fecomércio, Associação Comercial do DF, entre outras, compõem a comissão julgadora, a cada ano. Desde 2008, o Prêmio Engenho de Comunicação faz parte do calendário oficial de eventos do Distrito Federal. O lançamento da edição 2012 está previsto para março, com o anúncio do júri da 9ª edição e dos patrocinadores do evento.

Fonte: Agência Engenho Criatividade e Comunicação.


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: