OAB/DF INAUGURA SALA DO ADVOGADO NO TRE/DF

A sala do advogado no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal foi inaugurada na terça-feira (3/7). O espaço é uma reivindicação dos profissionais que atuam na Corte. O advogado especialista em Direito Eleitoral e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF, Claudismar Zupiroli, comemora. “É fundamental ter um apoio no Tribunal. O deslocamento até o escritório para fazer uma petição era um risco, principalmente por causa do trânsito intenso. Na Justiça Eleitoral os prazos são contados em horas. Com a sala do advogado, temos a tranquilidade de realizar o nosso trabalho dentro do TRE”.

O espaço tem dois computadores, um scanner, uma impressora e uma copiadora. Os advogados também contarão com os serviços de uma funcionária da OAB/DF. Segundo o Diretor Tesoureiro e Juiz do TRE, Raul Saboia, a sala fornece ao advogado o apoio necessário para realizar o seu trabalho, inclusive depois do expediente do Tribunal. “O horário dos funcionários do TRE termina às 19h00. Muitas vezes a Corte fica reunida até mais tarde e os advogados não tinham como tirar uma cópia. Problema resolvido com a sala”.

A estrutura é fruto de uma visita, no final de junho passado, do presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, do Diretor Tesoureiro, Raul Saboia e do presidente da Comissão de Prerrogativas da entidade, Sandoval Curado, ao presidente do TRE, desembargador João Mariosi. Na solenidade de inauguração, Caputo destacou a rapidez com que o Tribunal disponibilizou a sala. “Fomos imediatamente atendidos. A administração desta Corte reconheceu que o exercício da advocacia é indispensável para a Justiça. Nós advogados usaremos este espaço para ajudar os desembargadores na distribuição da Justiça”.

O Tribunal Regional Eleitoral também ganha. O espaço vai desafogar os setores do prédio. “Os advogados tem agora um pouco mais de privacidade para realizar o seu trabalho. Entregamos a sala 15 dias após o pedido do presidente Caputo, em nome da própria rapidez da Justiça Eleitoral. A Justiça mais rápida do país”, afirmou o presidente da Corte, João Mariosi. Para o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF, a estrutura é uma vitória para a classe e para a sociedade. “As nossas prerrogativas não dizem respeito apenas ao dia-a-dia do advogado, mas às condições da aplicabilidade do Direito. O advogado é a voz de quem não tem voz, e a OAB é a voz dos advogados. A entidade está cumprindo o seu papel institucional de dar condições de efetivo exercício profissional”.

A sala do advogado fica no 1º subsolo do prédio do Tribunal Regional Eleitoral do DF. O local é estratégico por ser próximo à Comissão de Fiscalização de Propagandas Eleitorais, à sala de Oficiais , ao setor de imprensa e aos serviços bancários. Segundo o Diretor Tesoureiro da OAB/DF, com a inauguração do prédio anexo do TRE, o espaço será ampliado.

A inauguração da sala do advogado no Tribunal Regional Eleitoral do DF faz parte das comemorações do mês do advogado. Clique (aqui) e confira a programação completa.