Presidente da OAB/DF recebe os representantes da Rede Carnavalesca

A seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) vai apoiar a campanha da Rede Carnavalesca do DF por um carnaval sem violência. O apoio foi fechado nesta quinta-feira (28/2) durante reunião do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, com a representante da Rede, Letícia Helena, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Eduardo Lowenhaupt da Cunha. “Este é o primeiro carnaval em que está em vigor a lei que tipifica os crimes de importunação sexual. As campanhas são importantes para reforçar a importância do respeito”, lembrou o presidente.

A Rede Carnavalesca foi criada para difundir o carnaval na capital do país e na região do entorno do Distrito Federal e garantir a interação entre os blocos de rua. “Nosso objetivo é fortalecer e qualificar o carnaval brasiliense como prática de cidadania criativa, de ocupação do espaço público e de liberdade de expressão”, comentou a organizadora da Rede, Letícia Helena.

Este ano, 62 blocos apoiaram a campanha da Rede “Folia com Respeito”. Na carta que assinaram reforçaram “o compromisso em garantir o direito de brincar o carnaval sem sofrer violência ou assédio”. Entre os acordos firmados pelos organizadores dos blocos estão o de divulgar campanhas; manter uma comunicação clara com os foliões e folionas, artistas, equipe técnica e de produção quanto a não aceitar violência, racismo ou assédio em seus eventos; e oferecer apoio e comunicar às autoridades situações de violação de direitos.