Presidente da OAB/DF ministra palestra com orientações a membros de comissões temáticas

Brasília, 7/4/2016 – A noite de quarta-feira (6) foi marcada pela presença maciça de advogados no primeiro “Curso para Membros de Comissões Temáticas da OAB/DF”, dedicado exclusivamente aos novos membros das comissões da Seccional e das subseções do Distrito Federal. O presidente da entidade, Juliano Costa Couto, e o diretor-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, repassaram orientações essenciais aos novos membros.

Para o presidente da Ordem do DF, o curso inicial surgiu de uma necessidade pessoal, quando presidiu suas primeiras comissões. “Quando fui presidente de comissão fui aprendendo no empurrão, no início muito perdido. Então, o objetivo do curso é levar conhecimento sobre a estrutura, o funcionamento da entidade e também de suas atribuições nas comissões. Além disso, podermos, de uma forma agradável, trocar algumas experiências e dividir desejos e anseios dessa gestão que está iniciando”.

O diretor-geral da Seccional, Jacques Veloso, ressaltou a responsabilidade dos novos membros junto à Ordem e à sociedade. “O curso é um bate papo para que posamos alinhar o objetivo maior e para que, a partir do momento da posse, exista uma responsabilidade institucional em decisões que devem sempre ser referendadas pelo Conselho da Seccional”, disse.

Juliano Costa Couto alertou que os novos membros devem ter “sabedoria e solidariedade” para que a OAB cresça com qualidade na defesa dos interesses da sociedade e dos advogados. “A Ordem é uma empresa que tem benesses, mas tem desafios tremendos. Somos todos advogados e não há hierarquia nenhuma. Estamos ocupando funções temporárias, mas de muita responsabilidade”.

Temas como a estrutura da Seccional, o funcionamento das comissões no Regulamento Geral da Ordem, proposições e pareceres temáticos, representatividade institucional e a responsabilidade de falar em nome da classe, obrigações administrativas como projeto da comissão, reuniões, relatórios de atividades, marcação de eventos, e promoção e divulgação dos trabalhos realizados pela comissão e pelos canais de comunicação institucionais foram alguns dos assuntos tratados no encontro.

Compuseram a mesa de apresentação, além do presidente Juliano Costa Couto e do diretor Jacques Veloso, o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rodrigo Becker, o conselheiro e presidente da Comissão de Assuntos Regulatórios, Glauco Alves e Santos e os conselheiros Erich Endrillo e João Paulo Amaral.

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF