Profissão: Advogado – Palestra no UDF

Brasília, 10/02/2012 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, ministrou palestra inaugural do semestre letivo do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), com o tema “Profissão: Advogado”, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), na quinta-feira (09/02).

Caputo, que é egresso do UDF, falou da satisfação em poder conversar mais uma vez com os estudantes. “Pra mim é sempre motivo de muita alegria voltar à UDF, onde estudei e me formei. E hoje vim aqui, principalmente, para incentivar o exercício da advocacia, que é seguramente a profissão mais bonita que existe na nossa sociedade. Respeito todas as outras, são todas importantes, mas a advocacia é a única que está contemplada na Constituição Federal”, disse.

Sobre o Exame de Ordem, o presidente da Seccional reafirmou a necessidade da seleção, para garantir bons profissionais, que irão cuidar do que é mais importante para o ser humano, que é sua honra, sua liberdade e seu patrimônio no mercado de trabalho. Quanto às dúvidas em relação ao grande números de advogados, esclareceu que há um vasto campo de atuação na área de telecomunicações, energia elétrica, gás e petróleo, águas, direito sanitário, direito desportivo, todos necessitando de bons profissionais.

Caputo explicou que a OAB/DF está trabalhando constantemente para dar condições aos jovens advogados de começarem a exercer a profissão. Entre as ações em prol desse grupo, destacou o curso gratuito de formação para o exercício da advocacia, oferecido pela ESA/DF, o convênio com o Programa Nacional de Modernização da Advocacia (Promad) e a recente conquista do piso salarial para os advogados empregados.

“Hoje a OAB/DF tem a missão de estimular a advocacia como opção concreta de exercício profissional. Nós reconhecemos a atração do poder público, mas eu posso afirmar que aquele advogado que se dedica, se aperfeiçoa e consegue angariar da sociedade o respeito pela sua conduta ética recebe reconhecimento pessoal e financeiro expressivo”, incentivou Francisco Caputo.

Adriano Stefanni, presidente do DCE, disse que a presença do presidente da OAB/DF falando sobre a carreira de advogado é muito importante. “A gente percebe que na universidade os acadêmicos se focam muito no serviço público, e ter esse contato próximo com o presidente da instituição falando da profissão,

de seus percalços e glórias e como as coisas funcionam realmente, é muito estimulante. Os jovens saem daqui com outra perspectiva”.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF