Programa Minuto Eleitoral alcança reconhecimento nacional

Representantes de entidades como Ministério Público e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sinalizaram à Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) que a iniciativa do Programa Minuto Eleitoral contribuiu com a democracia ao levar à sociedade informações importantes sobre as eleições, sanando as dúvidas mais comuns da população.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., celebra os resultados da iniciativa. “A Ordem prima pela democracia e o Programa Minuto Eleitoral nasceu dessa consciência de que podemos avançar contribuindo com a disseminação de conteúdos de qualidade, para que tenhamos cada vez mais uma sociedade bem informada.”

O Programa foi apresentado por meio de vídeos rápidos no canal oficial da OAB/DF no Youtube, no qual especialistas em Direito Eleitoral deram voz aos cidadãos esclarecendo as dúvidas mais frequentes. A diretora de Comunicação da OAB/DF, Raquel Cândido, explica que “o desafio era trazer um conteúdo completo e denso de maneira clara e em linguagem acessível, mas o resultado do projeto superou as expectativas, alcançando grande público e inspirando iniciativas semelhantes no próprio sistema OAB. A disseminação do direito eleitoral se insere na nossa missão de defesa da ordem democrática e, por isso, ficamos extremamente felizes com a repercussão do programa.”

Sidney Neves, presidente da Comissão Nacional de Direito Eleitoral do CFOAB, enfatiza que a repercussão positiva do Minuto Eleitoral gerou a continuidade da missão de produzir conteúdos em prol da cidadania.

“Sou um entusiasta desse projeto, que tem um alcance efetivo para falar para a sociedade em nome da Ordem e transmitir credibilidade. Então, o Minuto Eleitoral é visto por nós como um projeto que veio para ficar, não é algo de uma gestão ou um momento. Vai ganhar perenidade em decorrência desse alcance. Quanto à repercussão, recebemos esse retorno positivo de entidades que militam em favor da democracia, dentre elas, dirigentes do Ministério Público e do Tribunal Superior Eleitoral, que elogiaram e entenderam como uma iniciativa eficaz. Acredito que o projeto conseguiu alcançar aquilo que ele se propôs.”

Miguel Dunshee, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/DF, concluiu que o Programa tem sido um sucesso. “O Minuto Eleitoral repercutiu muito bem. Nós recebemos inúmeras sugestões de temas eleitorais a serem tratados nos vídeos com a finalidade de esclarecer a sociedade sobre algumas regras, envolvendo as eleições. Foi um sucesso absoluto.”

Acesse aqui o Minuto Eleitoral.


Texto: Esther Caldas
Comunicação OAB/DF – Jornalismo