Projeto G.E.N.T.E levará virtualmente a advocacia às escolas

A Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF lança, em outubro, o projeto GENTE (Gerando Expectativas Notáveis no Trato do Ambiente Escolar). É o desdobramento virtual do projeto “Comissão da Mulher Advogada Vai à Escola”. Em 2019, presencialmente, 3 mil alunos de seis escolas públicas do Distrito Federal participaram dessa iniciativa. Agora, os temas, que sempre são voltados para adolescentes, serão debatidos de modo virtual nas instituições de ensino. É um projeto gratuito, voltado a estudantes entre o 8º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.

Gravidez na adolescência, respeito e cidadania, violência doméstica, assédio, participação feminina nos centros de poder, valorização das mulheres no campo (escolas rurais), masculinidade tóxica são alguns dos temas previstos para tratar nesta edição virtual.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nildete Santana, explica como se dá a escolha dos assuntos: “A abordagem varia conforme a necessidade e a realidade de cada escola, mas a pretensão é falar acerca de temas relativos à dignidade humana, tanto para a temática feminina, ao tratar sobre feminismo e assédio, quanto para a masculina, falando de machismo e masculinidade tóxica. São questões que relacionamos à compreensão e ao desenvolvimento das relações humanas.”

Abordagem

Vídeos serão gravados para responder perguntas feitas por estudantes; pequenas palestras poderão ser utilizadas em sala de aula. Esses materiais pedagógicos serão desenvolvidos pelos membros da Comissão, como ocorria no ano anterior.

“Toda a Comissão está engajada! No ano passado, as visitas foram muito gratificantes! Olhar para os estudantes perguntando, querendo entender e demonstrando curiosidades não tem preço”, conta Nildete Santana.

A comissão já entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por e-mail, e, também, está firmando parcerias com as Regionais de Ensino do DF, para que o projeto possa circular em diversas instituições e atender mais alunos.

Comunicação OAB/DF

Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Foto de capa: mindandi – br.freepik.com