Reconhecimento: OAB/DF é homenageada pelo CFOAB por trabalho em defesa da democracia depois de 08/01

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) foi homenageada em sessão do Conselho Pleno da OAB Nacional, na manhã desta segunda-feira (06/02), pelo trabalho realizado depois das prisões em massa após os atos de 8 de janeiro. Mais de mil pessoas foram detidas, e a OAB/DF esteve presente desde o início acompanhando as detenções e as medidas subsequentes, em dedicação contínua, por meio de sua diretoria, sistema de Prerrogativas e comissões.

A homenagem dedicada à OAB/DF e entregue ao presidente Délio Lins e Silva Jr. ressalta a destacada atuação e comprometimento com as causas democráticas e amplo direito de defesa. O texto destaca, ainda, que “a OAB/DF atuou pela concretização do direito à ampla defesa e ao devido processo legal, por meio da vigilância constante pela efetivação das prerrogativas da advocacia”.

O presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, ressaltou que “a Seccional do Distrito Federal destacou-se nesse processo, dando provas públicas de resiliência, protagonizando, ombro a ombro com o Conselho Federal, o processo que culminou na retomada das sedes dos Três Poderes, na apuração de responsabilidades e na identificação dos autores das barbáries vistas”.

Délio Lins e Silva Jr. começou a fala durante o recebimento da láurea, afirmando que a homenagem deveria ser estendida ao presidente Beto Simonetti. “Tudo o que fizemos nesses dias, que não têm sido fáceis, foi em parceria com o Conselho Federal. O presidente Beto não cansou de responder minhas mensagens e atender as minhas ligações. É um trabalho conjunto”, disse.

Délio agradeceu a toda diretoria, sistema de Prerrogativas, Comissão de Direitos Humanos, advocacia jovem do DF, que se revezou com advogados voluntários, além do trabalho da OAB Social, da Comunicação e de colaboradores da Casa. Todos os integrantes da diretoria foram citados na homenagem, representando todo sistema OAB/DF.

O presidente ressaltou, ainda, o espírito de unidade da Casa, diante do desafio das prisões em massa. “Dos 1,4 mil presos, apenas 200 eram do DF, e os outros 1,2 mil eram de outros estados. E, por consequência, vários advogados de fora se deslocaram para Brasília. A Caixa de Assistência nos ajudou, inclusive dando água, barrinha de cereal, e demais coisas do dia a dia a esses advogados. Medidas que podem parecer pequenas, mas garantiram também um bem-estar mínimo. Agradeço também, e especialmente, à nossa Comissão de Prerrogativas e à nossa Procuradoria de Advogados. As reclamações que nos chegaram eram as mais variadas. Fizemos mais de 6 mil atendimentos neste período”, contou.

Simonetti ressaltou as crises instaladas em decorrência daqueles atos de 8 de janeiro. “Nós estamos cientes das dificuldades enfrentadas pela advocacia naquele momento, pelas dificuldades experimentadas pela sociedade brasileira, sobretudo a do Distrito Federal. E os nossos colegas e as nossas colegas da seccional da OAB/DF fizeram um trabalho sobre-humano, para que nós pudéssemos naquele momento superar o ápice da crise — e o trabalho ainda não parou. O trabalho produzido pela OAB/DF tem valor histórico, significativo valor histórico e o Conselho Federal, por meio de sua diretoria e deste plenário, resolveu expedir láurea a todos os membros da OAB do Distrito Federal que serão aqui representados pelo presidente Délio e por sua diretoria”.

Com a palavra, o membro honorário vitalício Ophir Cavalcante reforçou a relevância da OAB/DF no processo. “Muitas vezes algumas situações específicas do DF são diferentes dos outros estados. E assim a unidade da federação tem de segurar muitas dessas situações, em função do sistema OAB como um todo e da realidade das outras seccionais. Portanto, deixo também meu agradecimento”, disse.

Homenagem à Lenda Tariana

A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, foi homenageada pela conselheira federal pela Paraíba, Marina Gadelha. Em sua fala, a conselheira enalteceu o trabalho de excelência que a presidente em exercício realizou nos dias tão desafiadores para o País.

“Eu preciso aqui saudar e enaltecer o nome da vice-presidente Lenda, que estava aqui em Brasília e foi surpreendida por acontecimentos inéditos, tão inéditos quanto gravíssimos, e numa atuação dirigente, comprometida, séria, determinada, conseguiu substituir à altura o presidente Délio, contando com o suporte dele remotamente”, disse.

Lenda Tariana foi aplaudida de pé pelos presentes. “Foi um momento realmente desafiador. Mas, nesses momentos de tensão e desafios, conhecemos e reconhecemos a grande e fortalecida rede de apoio que se forma ao nosso redor. Além de todo trabalho conjunto, destaco aqui o apoio imensurável que recebi das mulheres do Sistema OAB. Todos os dias recebia mensagens e demonstrações de incentivo. Isso revela a sororidade, a força e a geração de mulheres que se apoia por bem comum. Nossos filhos e as novas gerações viverão dias melhores graças à história que estamos ajudando a escrever hoje.”


Fotos: Marcelo Veras
Comunicação OAB/DF com informações da OAB Nacional