Representantes dos Advogados Públicos Federais pedem por mudanças na Procuradoria-Regional da União

Brasília, 26/02/2013 – O presidente da Comissão da Advocacia Pública Federal da OAB/DF, Elomar Lobato Bahia, participou de ato simbólico no Ministério Público Federal do DF pedindo por melhores condições de trabalho na Procuradoria-Regional da União – 1ª Região (PRU-1ª Região/AGU). O evento aconteceu na quinta-feira (22/02).

Além de Elomar, também estiveram presentes o procurador da república responsável pela causa, Perterson de Paula Pereira; o secretário-geral da ANAUNI, Ciro Miranda; a presidenta da UNAFE, Simone Fagá e advogados da União.

Os presentes relataram a situação de descaso em que se encontra a PRU-1ª Região, no que concerne à insuficiência de advogados para tocar as demandas judiciais, falta de estagiários, número escasso de impressoras, ausência de estrutura de apoio adequada, despreparo dos servidores de apoio e a sensação de desamparo gerado no âmbito da própria Instituição. Foi, ainda, destacado o risco de perda de prazos judiciais e a necessidade de se preocupar com a saúde, inclusive emocional e mental dos advogados da União lotados naquela unidade.

Elomar ressaltou que “a Comissão de Advocacia Pública dará todo o apoio à causa dos advogados da PRU-1ª Região, e que os colegas advogados da União encontrarão na OAB/DF o ancoradouro necessário para fazer frente a esse tipo de demanda”.

Já Simone Fagá destacou que é “preciso que a chefia da AGU se preocupe com problemas e prejuízos que o volume de serviço tem gerado tanto para os membros quanto para a União”. Por sua vez, o secretário-geral da ANAUNI, Ciro Miranda, solicitou a “atuação do Ministério Público Federal no sentido de envidar esforços para que fossem nomeados tantos aprovados quanto o número de cargos efetivamente vagos, e não somente as 68 vagas existentes no edital do concurso público para o cargo de Advogado da União”.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (04/03), com representantes da Advocacia-Geral da União e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF