Ricardo Peres: descentralização de serviços e benefícios é meta permanente da CAA/DF

Brasília, 30/1/2015 – Em 2014, a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal completou 40 anos de atividades. Os dois últimos anos foram de reestruturação e ampliação de serviços. Para o presidente da CAA/DF, Ricardo Peres, a Caixa deve estar onde o advogado precisa dela, o que justifica o esforço de descentralização de serviços. Abaixo, Peres fala um pouco sobre o trabalho da atual gestão e a expectativa para 2015.

OAB/DF – Qual é a importância da Caixa de Assistência para os advogados?
Ricardo Peres – A CAA é o braço social da OAB e tem a obrigação de cuidar da saúde, do bem estar e da qualidade de vida dos advogados e seus familiares. Nesse sentido, a importância da CAA está na sua razão de ser, que é a assistência social, a disponibilização de auxílios e benefícios, a realização de campanhas voltadas à saúde e os projetos nas áreas social e cultural. Em complementação, a CAA ainda trabalha na contratação de convênios em vários setores, como médicos, odontológicos e relativos à prestação de serviços, propiciando condições realmente diferenciadas aos advogados.

OAB/DF3 – Quais foram os projetos realizados em 2014?
Ricardo Peres – Colocamos em prática o Projeto Anuidade Zero, em que o advogado que comprovar o nascimento de filho ou adoção recebe o valor correspondente a anuidade da OAB/DF, vigente na data do nascimento ou adoção. Foram ainda regulamentados outros auxílios, como o pecuniário mensal, funeral, pecúlio, família mensal. Também disponibilizamos vacinas gratuitas contra o vírus H1N1, serviço de engraxate permanente, descontos para aquisição de ingressos de cinema, entre outros. Além disso, a CAA/DF lançou um novo site (www.caadf.org.br), totalmente reformulado e cheio de novidades. Realizamos também campanhas temáticas para o mês da mulher, mês do advogado, festa junina da OAB/DF, campanha do agasalho, outubro rosa e novembro azul.

E o advogado conhece a CAA/DF? Como a Caixa faz para se tornar mais presente
Ricardo Peres – É uma preocupação constante dessa gestão. Alcançar o maior número de advogados possíveis. Criamos alguns projetos, como o “Caixa mais perto do advogado”, que teve como finalidade esclarecer sobre os auxílios disponíveis e os convênios, além de oferecer a confecção de Carteira de Benefícios, disponibilização de requerimentos de auxílios, venda de ingressos e a venda do Vade Mecum com desconto, aferição de pressão, engraxate e a vacinação gratuita. No ano passado também foram ampliados os serviços disponíveis na Clínica Odontológica, que se localiza na sede da CAADF. A Clínica hoje dispõe de serviços que englobam a prevenção (profilaxia, tartarectomia, orientação de higiene oral), aplicação de flúor, diagnóstico de patologias bucais, restaurações em resinas, extrações simples, prótese dentária, aparelhos ortodônticos, tratamento de canais e implantes.

OAB/DF 2– A CAA/DF foi a primeira Caixa de Assistência do Brasil a implantar o Sistema de Gestão Documental (SGD), certo?
Ricardo Peres – O sistema foi disponibilizado pelo Conselho Federal da OAB e o principal benefício é facilitar o acompanhamento do processo para os advogados. A modernização e a facilidade são inovadores. Nossos advogados vão poder acompanhar o que está acontecendo com o processo deles, além da garantia de ter um protocolo e tudo disponibilizado digitalmente. O SGD também vai facilitar o trabalho interno realizado na CAA/DF. É um avanço para todos nós e é isso que a nossa gestão preza: levar para o advogado facilidades.

OAB/DF – Quais foram os principais convênios realizados em 2014?
Ricardo Peres – A CAA/DF firmou convênio com os postos Disbrave (desconto de R$ 0,10 por litro de gasolina ou 5% de desconto na troca de óleo); Academia Cia Atlhetica (desconto de 20% em todos os planos e isenção das taxas de matrícula e carteirinha); Bancorbrás Turismo (desconto de 10% nos pacotes de viagem); Colégio Mackenzie (para uma matrícula 10%; para duas matriculas 15%; para três matriculas 20%; e para quatro matriculas 25% de desconto); restaurante Rubaiyat (20% de desconto nas refeições oferecidas de segunda a sexta-feira); e Icatu Seguros (disponibilizou para os advogados o OAB Preferencial Prev). A CAA/DF também firmou um convênio estratégico com a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários do Distrito Federal (SICOOB), que disponibiliza atendimento especial para advogados que desejam abrir conta na cooperativa, com direito a cheque especial a juros de 3,99% ao mês, cartão de crédito a 2,99% e acesso a microcrédito com juros inferiores aos praticados no mercado.

OAB/DF – Quais e quantos auxílios foram concedidos aos advogados?
Ricardo Peres – Em 2014 foram concedidos 162 auxílios aos advogados, divididos em maternidade (124), funeral (12), pecuniário (9), pecúlio (7), cesta básica (5), e emergência (5).

OAB/DF – Em relação as reformas realizadas em 2014, o que foi feito?3
Ricardo Peres – Com o objetivo de melhorar as infra-estruturas das Subseções, a CAA/DF atuou junto com a OAB/DF nas reformas dos espaços das sedes. Foi concluída a obra de revitalização das fachadas da CAA/DF, proporcionando maior satisfação e visibilidade da instituição aos advogados. Essa reforma era um grande sonho da CAA/DF, considerando que o edifício sede era o mais velho da região. Hoje o prédio está bonito, com a entrada personalizada, feito com muito carinho para os advogados do Distrito Federal.

OAB/DF – A CAA/DF está sempre em busca da descentralização dos serviços, certo?
Ricardo Peres – Sim, A atual gestão iniciou o projeto de descentralização dos serviços da CAA/DF, com o objetivo de facilitar o acesso dos advogados a todos os benefícios oferecidos pela Instituição. Os serviços da CAA/DF chegaram à Sala de Apoio ao Advogado do TJDFT, TRT, Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Sobradinho, e no Complexo da Papuda, com a disponibilização permanente de formulários de requerimentos de auxílios e impressão de Carteiras de Benefícios, folders com informações sobre os benefícios, venda de livros e ingressos de cinema com descontos de até 50%, inclusão na Campanha de Vacinação – 2014, com vacinas gratuitas contra vírus H1N1, e serviços semanais de engraxate.

2OAB/DF – Quais são os planos e metas para 2015?
Ricardo Peres – A CAA/DF trabalha sempre para ampliar os serviços oferecidos, aumentando os instrumentos capazes de assistir e amparar os advogados e familiares, investindo na melhoria constante do atendimento aos inscritos nos quadros da Seccional. Para isso, em 2015, além de manter os projetos realizados em 2014, temos como meta concluir o processo de descentralização da CAA/DF; reinaugurar a clínica médica; lançar um guia de convênios; inaugurar a livraria virtual; ampliar a campanha de vacinação; lançar a cartilha da CAA/DF; estabelecer o serviço permanente de manicure gratuito; aumentar a lista de convênios; e ampliar a campanha “CAA/DF mais perto do advogado”.

Reportagem – Érica Fontoura
Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF