Sala do advogado no Cade é reinaugurada com nova porta de acesso

Brasília, 05/05/2011 – O acesso à sala do advogado no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) agora é feito por dentro do prédio. Dessa forma, os advogados não precisam se identificar para entrar no local. As dependências também ganharam uma pequena sala de reuniões. A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do Cade, Fernando Furlan, do Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante e do presidente da OAB/DF, Francisco Caputo.

Para Caputo, a reforma na sala do advogado demonstra a sensibilidade do presidente Fernando Furlan em reconhecer a importância da advocacia para o próprio funcionamento dos órgãos. “Temos uma sala com uma melhor condição de trabalho para o exercício profissional, de modo que o presidente, no seu primeiro dia, depois de empossado, fez um ‘gol de placa’ ao inaugurar o local, demonstrando o respeito pela advocacia nacional”.

A reforma na sala do Advogado é uma conquista da Comissão de Defesa da Concorrência da OAB/DF que pediu ao órgão a mudança. “Esse retorno demonstra de forma clara que o Cade entende a importância que o advogado tem para o Conselho, sem contar que é um direito nosso”, comemorou o presidente da Comissão, Alexandre Bastos.

Segundo Ophir, o Estatuto da Advocacia e da OAB determina que todas as repartições públicas tenham uma sala para a advocacia. “Essa sala representa reconhecimento por parte do Cade, do Ministério da Justiça e da importância da advocacia na transparência das questões que são levadas ao Cade. Portanto esse é o momento que a advocacia tem de agradecer, elogiar essa postura e dizer que continuará colaborando para que haja cada vez mais um Cade forte, a fim de que seja protegido o consumidor brasileiro”.

Reportagem: Thayanne Braga
Foto: Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF