Seccional analisará aspectos jurídicos do Acordo Ortográfico

Brasília, 27/02/2013 – O presidente da Vestcon, Ernani Pimentel e os advogados Roberto Sobral e José Elias Gabriel Neto reuniram-se com o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, nesta quarta-feira (27/02), para solicitar o apoio da Seccional nos debates em relação ao Acordo Ortográfico. Ibaneis criou a “Comissão Especial para Análise do Acordo Ortográfico no Ponto de Vista Jurídico” e nomeou José Elias como presidente.

De acordo com Sobral, houve uma violação na reforma ortográfica brasileira pela Academia Brasileira de Letras. “A ABL promulgou um vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa em desacordo com o Acordo Ortográfico de 1990. Existem alterações unilaterais da ABL que não passaram pelo Congresso Nacional nem pelos países signatários”.

A comissão terá 30 dias para analisar o caso e emitir um parecer. “Vamos convidar para integrar a comissão representantes da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) e da Academia Brasileira de Letras (ABI) para debatermos sobre o assunto e verificar qual melhor caminho a ser seguido” disse o presidente da comissão.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF