Seccional debaterá gargalos do setor de construção civil

Brasília, 19/03/2013 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, foi convidado para participar da reunião de diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), nesta terça-feira (19/03). Foi a primeira vez que um presidente da Seccional visita o sindicato. Ibaneis foi acompanhado do conselheiro e presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Leonardo Mundim.

Ibaneis ressaltou a importância da interação da Seccional com o sindicato. “O setor passa algumas dificuldades, principalmente na área de regulação, que merecem uma atenção maior. A Ordem como representante da sociedade civil deve estreitar as relações e debater as melhorias para nossa cidade”.

Durante a reunião, vários pontos foram abordados inclusive a demora na aprovação dos projetos, a atuação irregular de associações de advogados, preocupações com o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) e a insegurança jurídica.

O presidente do Sinduscon-DF, Julio Peres, ressaltou algumas questões que afetam diretamente o setor. “A Construção Civil emprega cerca de 90 mil trabalhadores, mas, atualmente, vivemos a morosidade na aprovação de projetos e insegurança jurídica de toda ordem”.

Segundo Leonardo Mundim, o mercado imobiliário é uma indústria de base do desenvolvimento da cidade. “A capacidade motora desse mercado é impressionante e por esta razão ele precisa ser tratado com a merecida valorização, sem esquecer, obviamente, a posição dos consumidores e do governo, dentro de uma visão desenvolvimentista com o objetivo de criar empregos e melhorar a vida da sociedade do Distrito Federal”.

O presidente da OAB/DF colocou a comissão à disposição, inclusive para que o Sinduscon apresente alguns nomes para integrarem o grupo e assim desenvolverem pareceres mais precisos e técnicos. Ibaneis sugeriu também que sejam convocadas as demais entidades do setor para discutir os principais assuntos.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF