Seccional discute formas alternativas de exercer a advocacia

Brasília, 27/11/2014 – A Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/DF, em parceria com as comissões de Apoio do Advogado Iniciante e da Coordenadoria das Comissões Integradas, realizou na noite desta quinta-feira (27), debate sobre como exercer a advocacia além das formas tradicionais de atuação junto ao poder Judiciário.

Asdubral Júnior, presidente da Comissão destacou as oportunidades no campo das soluções de conflitos extrajudiciais, como os processos de mediação, conciliação e arbitragem, como mecanismos alternativos de resolução de conflitos.

O secretário-geral adjunto e presidente da Comissão de Honorários da OAB/DF, Juliano Costa Couto falou da importância do tema para os jovens advogados. “A nova advocacia deve estar atenta aos novos mercados. O tema é muito atual e relevante e vêm crescendo, sendo interpretado com as mais diversas roupagens, uma alternativa à reforma de resolução dos litígios”.

A arbitragem e a mediação, embora apresentem diferenças significativas entre si, ambas se destinam a solucionar o litígio entre as partes de modo rápido, desprovido de formalismo e burocracia, levando em conta ainda a privacidade das partes.

20141127_asdrubal1Segundo Asdubral Júnior, a sociedade está despertando para esse tema que vem trazendo novos horizontes e novos meios de atuação para a advocacia. “Temos diferentes oportunidades para esse novo mercado como: advocacia consultiva, administrativa, defesa econômica, desportiva, ética e disciplinar, contratual e tratamento adequado de conflitos”, enumerou.

Compuseram a mesa de abertura Juliano Costa Couto, secretário-geral adjunto e presidente da Comissão de Honorários da OAB/DF, o palestrante Asdubral Júnior, presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/DF e diretor técnico da Associação Comercial do DF (ACDF) e da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), Camilo Noleto, conselheiro e presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Paulo Alexandre Silva, membro das comissões do Advogado Iniciante, Ciências Criminais e Segurança Pública e do Conselho Jovem da OAB/DF e demais membros de comissões.

Texto – Sussane Martins
Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF