Seccional participa de ação social na Papuda

Brasília, 7/5/2014 – Membros das Comissões de Ciências Criminais e de Direitos Humanos da OAB/DF participaram, nesta quarta-feira (7), de uma ação social voltada para atendimento dos familiares dos presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda. A iniciativa também será realizada na quinta-feira (8), de 7h às 14h.

E.A. procurou auxílio dos advogados da OAB para conseguir visitar o marido, acusado de se passar por policial militar e de receptação de carros roubados. “Eu vi a tenda aqui, procurei ajuda e agora estou mais confortável. O atendimento foi excelente, estou feliz, não visitei ele agora, mas com ajuda da OAB vou para casa mais tranquila e o visito dia 14”. Outra familiar de detento veio também tentar visitar o irmão, acusado de furto. “Faz três meses que ele está aqui. Eu vim aqui pedir ajuda para tentar visitar ele”.

Alexandre Queiroz, presidente da Comissão de Ciência Criminais, disse que o convite para participar da ação partiu da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesipe), que oferece também assistência médica, odontológica e atendimento da defensoria pública. “A nossa intenção é prestar uma assistência, a OAB está aqui para tirar dúvidas dos familiares, que vão desde a questão da necessidade de uma documentação para fazer visita ao familiar, passa pela questão de algum erro do Judiciário e algumas dúvidas no processo. A intenção da Ordem, em respeito aos que já têm advogados, é apenas fazer consulta, tirar dúvidas”.

papuda_07-05-2014_2O presidente da Comissão explica que o auxílio possui um caráter social. “Entendemos que desta foma ajudamos a distensionar internamente dentro do sistema. Se o preso sabe que seu familiar está sendo bem tratado, está tendo atendimento, e mais, se a gente proporciona que o preso que está aí dentro possa começar a receber visita, é importante para que ele possa ter contato com o mundo exterior e que não faça do cárcere o seu mundo”.

Reportagem – Tatielly Diniz
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF