O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados discutiu na manhã desta quinta-feira (9) a difusão de princípios, conceitos e comportamentos éticos. A audiência pública ocorreu no auditório Nereu Ramos. A presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, designou a advogada Edylcéa Tavares Nogueira de Paula para representar a Seccional.

Edylcéa foi conselheira na primeira gestão de Estefânia e coordenou a Secretaria de Instrução dos Procedimentos Éticos do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), presidido pela então conselheira Maria Luiza da Costa Estrela. Durante a gestão das duas advogadas, o tribunal bateu recordes de julgamento. Elas assumiram o TED, em 2004, com uma carga de 7.293 processos e encerraram o ano de 2006 com apenas 990.

Seminário O debate desta quinta-feira servirá como base para o seminário A Ética na Sociedade Brasileira, que o conselho da Câmara dos Deputados promoverá em outubro. Dentre os palestrantes estão os presidentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Rodrigo Collaço; da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo; e da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), deputado Alexandre Postal.