Seccional presente em instalação de Vara Cível e do CEJUSC no Guará

Brasília, 1º/9/2015 – Representando o presidente da OAB/DF, o vice-presidente da entidade, Severino Cajazeiras, esteve presente nesta segunda-feira (31) na instalação da Vara de Competência Cível e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania – CEJUSC do Guará. A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, do segundo vice-presidente da Corte, desembargador Waldir Leôncio Júnior, e do vice-presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios, juiz Fabio Francisco Esteves.

O presidente do TJDFT disse que a instalação da nova vara e do CEJUSC, comprovam o empenho do tribunal em oferecer atendimento de qualidade à população do DF. “É o crescimento da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios”, disse. “Isso talvez, seja até uma herança portuguesa, porque quando se inauguravam algumas varas e comarcas, no interior do Brasil aquilo se comemorava com uma festa muito grandiosa porque representava um marco importante”, ressaltou.

A diretora do Fórum do Guará e coordenadora do CEJUSC, Zoni de Siqueira Ferreira falou que a cidade do Guará vai poder contar com varas especializadas e com importante serviço de solução e mediação de conflitos. “Isso significa mais serviços à disposição dos jurisdicionados de forma a ampliar e melhorar o acesso do cidadão à Justiça”.

Também prestigiaram o evento o secretário-geral adjunto da OAB/DF, Juliano Costa Couto; o corregedor da Justiça do Distrito Federal, desembargador Romeu Gonzaga Neiva; a juíza Zoni de Siqueira Ferreira, diretora do Fórum e coordenadora do CEJUSC do Guará; a coordenadora da Promotoria de Justiça do Guará, Adriana Sette Rocha Menezes, representando o procurador-geral do MPDFT Leonardo Bessa; o chefe de gabinete da Administração do Guará, Márcio Rogério, representando o vice-governador do DF, e o administrador regional interino do Guará, Renato Santana; o vice-presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Gilberto Tiago Nogueira e a conselheira seccional Maria Dionne de Araújo Felipe.

O CEJUSC do Guará será a nona unidade especializada em conciliações e mediações processuais e pré-processuais instalada no DF. Os CEJUSCs são vinculados à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, comandada pelo desembargador Waldir Leôncio Junior, responsável pela política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Atualmente, o TJDFT possui um Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC e outros oito CEJUSCs já instalados. O de Brasília – CEJUSC/BSB; o de Família – CEJUSC-FAM/BSB; dos Juizados Especiais Cíveis – CEJUSC-JEC/BSB; de Taguatinga – CEJUSC/TAG; de Planaltina – CEJUSC/PLAN; de Sobradinho -CEJUSC/SOB, CEJUSC do Paranoá e CEJUSC de Ceilândia.

Com informações do TJDFT
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF