Seccional prestigia lançamento de livro sobre história do TRT-10

Brasília, 12/3/2014 – O vice-presidente da OAB/DF, Severino Cajazeiras, e o diretor tesoureiro Antonio Alves prestigiaram o lançamento do livro “Três Décadas de Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região” ocorrido na sede da Corte, nesta terça-feira (11). Também foi inaugurada exposição de fotos que contam a história do TRT-10.

A presidente do Tribunal, desembargadora Elaine Vasconcelos, destacou que a publicação é importnate não só para a Corte como para toda a sociedade. “Assim, a memória do nosso tribunal nada mais é que a presença do seu passado. Nossa história dá vida à memória da corte, mantendo na lembrança os fatos e feitos de maior notoriedade, para que não caiam no esquecimento, servindo de base para as próximas ações”.

Com quase 200 páginas e dividido em cinco capítulos, o livro “Três Décadas de Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região” é fruto de um longo e intenso levantamento histórico. Com o apoio da equipe do Núcleo de Comunicação do Tribunal, a Editora JC, responsável pela publicação, coletou dados do acervo processual, entrevistou magistrados e servidores, bem como selecionou as imagens que ilustram as galerias e toda arte do livro.

O texto percorre a breve história da Justiça no Brasil e a inauguração de Brasília, até chegar à criação do Tribunal. Além disso, o livro destaca os casos judiciais mais relevantes julgados pela Décima Região. Por fim, a publicação faz uma homenagem ao juiz Herácito Pena Júnior, que ajudou a instalar a Justiça do Trabalho em Brasília, foi o primeiro presidente do TRT10, no biênio 1982-1984, e atualmente dá nome à sala de sessões plenárias do Tribunal.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF