Seccional recebe 69 novos inscritos

Na segunda cerimônia de entrega de carteiras do mês de novembro, 69 bacharéis em Direito receberam da OAB/DF o documento que autoriza o exercício da advocacia. Na presença de familiares, os novos advogados e advogadas prestaram o juramento e receberam da diretoria e de representantes da Seccional e de conselheiros federais os cumprimentos pela ingresso na profissão.

Representando os novatos, Milena Maira Carvalho Gomes destacou em seu discurso como oradora a vitória que o momento representa. “Enfim, somos advogados”, comemorou. Milena apontou a ética como o valor que deve orientar os novos profissionais. “A ética não é apenas uma matéria que aprendemos na faculdade nem um conjunto de condutas definidas pelo Estatuto da Advocacia. Ela é essencial ao exercício da advocacia. Sem ela, não há advocacia”, disse.


Para a oradora Milena Maira,
a ética deve estar acima de tudo

O paraninfo da turma, o procurador-geral adjunto da Fazenda do Distrito Federal, Flávio Jardim, resumiu a história de sua carreira e deixou conselhos aos novatos. “Na carreira, vocês vão enfrentar várias mudanças: algumas que fizeram porque assim decidiram e outras que não quiseram, mas vieram. O que digo é: aceitem essas mudanças. O exercício da profissão é sua história de vida”, afirmou o procurador, que é doutor em Direito pela Fordham University.

Flávio Jardim incentivou os novos advogados e advogadas a investirem nos relacionamentos, nos estudos e a não desanimarem diante das adversidades da profissão. “Aceitem os erros e aprendam a se perdoar. Vocês vão errar várias vezes”, destacou. “O importante é estarem sempre se aprofundando nos conhecimentos. Direito é difícil. Se parecer fácil, é porque você não está envolvido o bastante”, disse. “E tenham muita coragem. Muitas vezes a sorte do cliente depende da sua coragem”, acrescentou.


Danilo Rinaldi convidou os iniciantes
a ocuparem a OAB/DF

O presidente do Conselho Jovem, Danilo Rinaldi, aproveitou a solenidade para registrar os resultados do Encontro Nacional da Jovem Advocacia, ocorrido no Rio de Janeiro nos últimos dias. “Praticamente tudo o que é feito na OAB/DF hoje é voltado para a jovem advocacia. Então, ocupem este espaço, que é de vocês”.


Raquel Cândido é uma das idealizadoras
do programa Carreiras OAB/DF

A conselheira federal Raquel Cândido falou sobre os programas oferecidos pela Seccional para a advocacia iniciante, como o Carreiras OAB/DF. “Estamos aqui disponíveis para acolhê-los, bater um papo, tirar dúvidas. Aproveitem este espaço. Nossa OAB é paritária e jovem. Fazemos aqui um trabalho voluntário, mas que amamos e nos entregamos a ele de forma incansável”, afirmou.


Délio Lins e Silva Junior acredita
que sempre espaço para os bons

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, encerrou a solenidade pedindo aos novos advogados e advogadas uma salva de palmas aos familiares que lotaram o auditório. “Sem eles, vocês certamente não estariam aqui”, disse. “Sei que o caminho não foi fácil, assim como não é fácil o exercício da advocacia. O mercado está cada vez mais concorrido, mas tenham em mente para sempre há espaço para os bons. Então, procurem dar o melhor de si”, aconselhou.