Seccional terá posto de recadastramento biométrico do TRE

Brasília, 5/6/2013 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, reuniu-se com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargador Mário Machado, nesta quarta-feira (5/6), para iniciar uma parceria com o objetivo de auxiliar o tribunal no recadastramento biométrico, obrigatório e gratuito, de todo o eleitorado do Distrito Federal. Participaram também do encontro os conselheiros Gabriela Rollemberg e Telson Luis Cavalcante, Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, da Comissão de Direito Eleitoral. Com o convênio, será instalado um posto de recadastramento no edifício-sede da Seccional.

“A eleição biométrica é um avanço, e nós sabemos da necessidade de se alcançar a totalidade do recadastramento. Este é um serviço social e toda a sociedade civil precisa se envolver, inclusive para crescer o espírito de cidadania eleitoral. Vamos fazer o cadastro biométrico não só para advogados, mas também para a sociedade”, disse Ibaneis.

O Presidente do TRE-DF agradeceu a disponibilidade da Seccional e disse que a maior demanda de recadastramento é exatamente na Asa Norte, no Cartório da 14ª Zona Eleitoral, e que o apoio da OAB-DF será fundamental. “Toda ajuda é bem vinda e ter a Ordem como parceira é indispensável, além da localização que é muito boa para nós, pois nosso cartório não está conseguindo atender a demanda”.

TRE 05-06-2013 041O início do recadastramento no edifício-sede da OAB-DF está previsto para julho. Para agendar o recadastramento em outros pontos, basta acessar o site do TRE-DF (www.tre-df.jus.br) ou ligar para o número (61) 3048 4000.

Na reunião, ainda foram abordados outros assuntos de interesse da advocacia, tais como a nova sala dos advogados, que será instalada em breve no Tribunal, e uma parceria a ser firmada com a Escola Judiciária Eleitoral para fomentar a realização de cursos de Direito Eleitoral, como forma de possibilitar a capacitação dos advogados que queiram se preparar para as eleições de 2014.

Recadastramento

Mais de 143 mil pessoas passaram pelos cartórios e postos da Justiça Eleitoral do Distrito Federal desde 25 de fevereiro último, quando teve início o recadastramento biométrico do eleitorado local, que, nas eleições de 2014, votará já pelo novo sistema de identificação biométrica.

O número engloba eleitores recadastrados, novos eleitores e pedidos de transferências de títulos de outros estados para o DF. Eleitores recadastrados totalizam 122 mil 448 pessoas. Por ser obrigatório, todos os 1.864.186 eleitores do DF deverão realizar o recadastramento biométrico.

Até este momento, 6,54% do eleitorado compareceram a cartórios ou postos eleitorais. Cabe lembrar que o Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a realizar o cadastramento de todo o eleitorado e de uma só vez. Outras unidades o fizeram de forma pontual, em municípios determinados previamente. Por isso, o prazo para comparecimento estende-se até 31 de março do próximo ano.

Reportagem – Priscila Gonçalves (com informações do TRE)
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF