Secretaria de Trabalho e OAB/DF discutem reinserção de presos

O Secretário de Trabalho do Distrito Federal, Bispo Renato Andrade, esteve nesta quinta-feira (11/04) na presidência da OAB-DF para montar uma agenda de trabalho entre a Secretaria e a Seccional. O tema principal foi a reinserção do preso no mercado de trabalho. “O preso sai da cadeia e não tem sequer o vale-transporte para ir embora. O índice de reincidência é de mais de 55%”, revelou Ibaneis Rocha, presidente da OAB/DF, que recebeu o secretário.

Bispo Renato e Ibaneis Rocha acertaram que será montado um grupo de trabalho entre a sociedade civil e o governo, para tratar de questões como a reinserção, com propostas voltadas para a qualificação profissional dos presos. “A ideia é desenvolver um projeto que envolva juízes, secretarias de Justiça, Segurança e Trabalho, para que seja possível mobilizar a sociedade civil, principalmente as entidades empresariais, para este trabalho com os egressos do sistema prisional”, explicou Ibaneis.

Como primeira medida ficou acertada a realização de um seminário sobre reinserção, para discutir as bases do projeto e dirimir o preconceito da sociedade com o egresso. “A Secretaria tem parcerias com diversas entidades, para inserir jovens no mercado de trabalho, e poderemos ampliar esta parceria com as entidades que já se mostraram suscetíveis a isso, assim, acredito que teremos grande sucesso”, relatou Bispo Renato.

Reportagem – Andreia Salles
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF