Secretária-geral participa de instauração do Conselho de Transparência do Senado

Brasília, 17/04/2013 – Designada pelo presidente Ibaneis Rocha para representar a OAB/DF, a secretária-geral Daniela Teixeira participou a solenidade de instalação do Conselho de Transparência e Controle Social do Senado Federal, na terça-feira (16/04). Daniela será a presidente da Comissão da Transparência que está sendo criada na Seccional, inclusive com o desenvolvimento do portal da transparência. “Queremos dar toda transparência sobre as ações e as contas da OAB/DF para a sociedade. E esse diálogo com outros órgãos é de extrema importância para realizarmos um trabalho da melhor maneira possível”, disse Daniela Teixeira.

Representantes da sociedade civil como Claudio Abramo, diretor da Transparência Brasil, Maurício Azedo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão. Os conselheiros vinculados ao Senado serão o diretor da Secretaria da Transparência do Senado, ministro Carlos Mathias; a diretora da Secretaria de Informação e Documentação, Edilenice Passos; o diretor da Secretaria de Comunicação, David Emerich; e o diretor da Subsecretaria de Pesquisa e Opinião,Gilvan Andrade.

O conselho tem a finalidade de promover um diálogo permanente com a sociedade brasileira e de estreitar o relacionamento com o cidadão interessado em informações institucionais e parlamentares. Além disso, o conselho tem o objetivo de aperfeiçoar os mecanismos de controle da sociedade sob o Senado Federal. O ministro Carlos Fernando destacou a participação da Ordem na solenidade e disse que o Senado está se abrindo, e cada vez mais, para a população.

O grupo irá debater ações que disseminem o acesso à informação pública, estimulando a cultura de transparência e controle social no Brasil; analisará relatórios de atendimento de solicitações de acesso à informação; norteará a formulação da política de transparência, controle social e irá sugerir projetos e ações prioritárias.

Renan Calheiros disse que com o conselho toda a sociedade brasileira terá absoluto controle dos atos e gastos praticados pelo Senado Federal. “Queremos ir além da excelência em transparência. Queremos ser a instituição número um neste quesito. Dessa maneira, ao cidadão, estamos fornecendo as ferramentas necessárias para conferir como o dinheiro da União, ou seja, os recursos que saem de seus bolsos para o pagamento de seus impostos, está sendo empregado pelo Senado Federal”.

Reportagem e foto – Priscila Gonçalves
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF