Secretário de Segurança toma posse e afirma combater a criminalidade no DF

Brasília, 08/06/2011 – O novo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado da polícia federal, Sandro Avelar, tomou posse nesta quarta-feira (08/06) no auditório da OAB/DF. “Prometo que de cada dia eu vou dedicar 24 horas e de cada hora vou dedicar 60 minutos para trazer aos senhores as melhores condições de segurança pública”, ressaltou Avelar.

“Ao longo da minha vida, consegui colecionar amigos”, frisou o secretário ao agradecer a presença dos que lotaram o auditório. Em seu discurso destacou sua admiração pela Ordem dos Advogados do Brasil. “A OAB é uma Casa onde notoriamente se procura combater o bom combate. A história da OAB é uma história belíssima”. Avelar anunciou que pretende sanar o problema da superlotação no sistema carcerário de Brasília, com a criação do PDF III. “Uma das metas que tenho é construir a terceira penitenciária para regime fechado do Distrito Federal. Almejo implantar um projeto de segurança nas escolas públicas e combater a criminalidade de forma rígida”.

Caputo contou que conhece Avelar há 36 anos e apresentou qualidades pessoais de seu amigo. “Tenho certeza de que teremos o melhor secretário de Segurança Pública de todos os tempos, por sua postura ética, integridade, humildade e espírito democrático”. Não se enganem os bandidos dessa cidade, porque por trás desse caráter amigo e companheiro se esconde um profissional seriíssimo, que não medirá esforços para cumprir a lei e entregar à população uma cidade tranquila e segura, um ambiente propício para vivermos em sociedade e criarmos nossos filhos”.

O governador Agnelo Queiroz destacou sobretudo a capacidade de diálogo e conhecimento técnico de Sandro. “É uma pessoa muito competente, tem uma carreira brilhante e é conhecedor da realidade de Brasília. Estou absolutamente seguro de que teremos uma condução exemplar da segurança pública no Distrito Federal, pautada no profissionalismo e sintonizada com o governo federal”.

“É um difícil cargo, mas ao mesmo tempo é instigante”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto. “O ministério tem todo o interesse de fazer uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública para fazer de Brasília um modelo de segurança pública no país”. Para a procuradora geral de Justiça do DF, Eunice Carvalhido, “Agnelo acertou na escolha. O Sandro tem muita determinação e capacidade”.

Sandro Avelar já foi diretor do Sistema Penitenciário Federal (SPF) no Ministério da Justiça; delegado regional de combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal; presidente da Associação dos Delegados de Polícia Federal; membro da Comissão de Reforma do Código de Processo Penal no Senado Federal; professor de Direitos Humanos na Academia Nacional de Polícia Federal e presidente da Fundação da Polícia Federal.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF