Seminário da ESA e Instituto Aliança Livre discute o Estado brasileiro

Brasília, 08/05/2012 – A ESA realizou em parceria com o Instituto Aliança Livre o seminário Reforma Política, Eleitoral e Modernização do Estado, na sede da OAB/DF, nos dias 4 e 5 de maio. O evento discutiu a organização política republicana do país e serviu como marco inicial do Fórum que as duas entidades realizarão em 2012.

Na primeira noite, os participantes assistiram às palestras do diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB, Ricardo Caldas, sobre reforma política e corrupção, e do consultor legislativo Joanisval Brito Gonçalves, sobre segurança pública.

“O Processo de Endividamento Público no Brasil e sua Relação com a Organização do Estado” foi o tema trazido pela coordenadora da organização Auditoria Cidadã da Dívida Pública, Maria Lucia Fattorelli, na última noite.

O presidente do Instituto Aliança Livre, Luiz Carlos Ballock, destacou que o evento “não tem a presunção de trazer nenhum conhecimento novo ou receitas políticas sobre o tema. Nosso propósito maior foi trazer uma profunda reflexão conjunta com base no compartilhamento do conhecimento mútuo”.

Marcus Palomo, diretor da ESA, felicitou a realização do seminário. “Nossa escola fica extremamente lisonjeada com a possibilidade de fazer um evento onde se tem a oportunidade de discutir o Estado brasileiro. Vivemos um momento diferenciado na República, em que se questionam os valores das instituições. É preciso entender o Estado para propormos mudanças efetivas”.

Reportagem – Demétrius Crispim Ferreira

Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF