Seminário de Saúde Pública defende Comitês de Bioética

Brasília, 19/08/2011 – O I Seminário de Saúde Pública do DF, realizado pela Comissão de Bioética, Biotecnologia e Biodireito da OAB/DF, encerrou suas discussões com o tema “Comitês de Bioética Hospitalar – Humanização da Saúde”, na quinta-feira (18/08). O presidente e mediador do debate, Antônio Marcos da Silva, comemorou o sucesso do evento.

“O resultado não poderia ser melhor. Conseguimos promover a interação entre advogados, médicos e enfermeiros. Fechar os trabalhos com a proposta de instalação de comitês de bioética em Brasília foi importantíssimo. O próximo passo é prosseguir na elaboração do projeto e apresentá-lo aos gestores da saúde”, concluiu Antônio Marcos.

O representante do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Reinaldo Ayer de Oliveira, afirma que o projeto é viável. “O fundamental nesse evento – e a contribuição que tentei trazer de ser possível constituir comissões de bioética em hospitais públicos e privados – é que isso vai depender fundamentalmente da vontade dos dirigentes da instituição e da mobilização e da vontade das pessoas que irão fazer parte dessa comissão.”

“Os comitês são de extrema importância. A enfermagem está engajada para se tornem realidade aqui em Brasília. Sua instalação é de extrema importância; será útil para a sociedade, para os pacientes e servirá como proteção para os profissionais da saúde”, afirma Eloíza Sales Correia, do Conselho Regional de Enfermagem do DF.

A última palestra do seminário esclareceu as funções dos comitês de bioética. O médico Élcio Luiz Bonamigo, do Conselho Federal de Medicina, explicou que, se o comitê conseguir desempenhar suas funções, a chance de sucesso será bem maior. “A função mais conhecida desse projeto é assessorar os profissionais, porém não é apenas isso. Fazer a revisão de documentos na instituição e promover a educação bioética entre os profissionais, trará benefícios que se refletirão na melhoria do atendimento ao paciente ajudará na humanização.”

Reportagem – Priscila Gonçalves

Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF