Sessão na Câmara ressalta papel do advogado

A Câmara dos Deputados realizou nesta sexta-feira (7) sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. A presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, compôs a mesa de honra da solenidade. “É uma dia muito especial, demonstra o papel indispensável do advogado à administração da Justiça”, afirmou. “É também um reconhecimento à OAB, que sempre esteve à frente dos grandes acontecimentos nacionais, em defesa da ordem jurídica e da liberdade democrática”, ressaltou Estefânia.

O presidente em exercício da OAB, Vladimir Rossi, exaltou em discurso a profissão do advogado e a sua função social. “É o advogado o cisco irremovível dos olhos dos poderosos que abusam do poder, é a voz legal do acusado”, defendeu. “O advogado é a resistência e o gesto que racionaliza as paixões, que restringe os arroubos despóticos e que intimida os ímpetos autoritários.”

O requerimento para realização da sessão solene partiu do deputado federal Ricardo Quirino (PR/DF). “Os advogados têm trabalhado incansavelmente pela promoção da Justiça e em defesa dos direitos fundamentais da população”, afirmou. A sessão foi conduzida pelo parlamentar e advogado Raimundo Veloso (PMDB/BA). O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto, data da criação dos dois primeiros cursos jurídicos no País. Foto: Valter Zica/OAB-DF