Sessão Solene: CLDF homenageia a advocacia do Distrito Federal e Entorno


A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou nesta terça-feira (21/06) uma sessão solene em homenagem aos advogados e advogadas do Distrito Federal e do entorno. A iniciativa teve transmissão no canal da Câmara Legislativa no Youtube.
No total, 273 advogados e advogadas receberam moções de louvor em homenagem ao trabalho de defesa dos direitos e das garantias individuais da população do Distrito Federal.

A sessão foi aberta explicando que a ideia da homenagem foi produzir reflexões sobre o ofício da advocacia. A co-presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Lenda Tariana, agradeceu a homenagem e destacou o importante momento da aprovação do Projeto de Lei que autoriza a advocacia dativa no Distrito Federal. “Nosso trabalho precisa ser reconhecido. Recebam, hoje, a justa homenagem por todas as dores que vocês passam. Saibam que nesta OAB reconhecemos e trabalhamos por cada uma dessas dores. Não queremos com a advocacia dativa resolver as dores da advocacia, mas com certeza esse é mais uma passo no avanço das conquistas e na luta diária pela dignidade da nossa profissão.”

Valorização da advocacia

A secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz, falou sobre a valorosa função exercida pela advocacia e a relevância que essa homenagem tem para a classe. “Hoje estamos aqui recebendo uma homenagem muito importante para nossa atividade laboral de concretização do judiciário, dos direitos e da democracia. Não haveria hoje cidadão com direito efetivado se não fosse a advocacia, e jamais haverá garantias fundamentais sem advocacia. Somos importantes e o reconhecimento é muito gracioso.”

A ex-conselheira federal da OAB, Raquel Cândido, parabenizou a Câmara Legislativa do Distrito Federal por ter apoiado o Projeto de Lei que autoriza a advocacia dativa. “Quando falta liberdade e não existe democracia, são os advogados os primeiros a serem atacados por serem os defensores da democracia. Portanto, gostaria de prestar minhas homenagens ao deputado Sardinha, a essa Casa que apoiou o projeto da advocacia dativa, e a todos os operadores da lei.”

A sessão serviu também para dar visibilidade aos profissionais da advocacia que estão iniciando suas carreiras. A presidente da Comissão de Direito das Famílias da Subseção de Águas Claras, Daniele Vilar, agradeceu pela iniciativa que traz honra aos colegas. “Gostaria de agradecer pela possibilidade de trazer pessoas que mereciam ser homenageadas, mas ficavam esquecidas, pois quem não nasce com sobrenome na advocacia tem que construí-lo. Saibam que esse momento é só o começo e que a OAB está de portas abertas para vocês.”

O presidente da Subseção de Taguatinga, Flávio Fonseca, falou do significado da CLDF homenagear e reconhecer a advocacia como pilar da democracia. “A homenagem desta Casa a toda categoria é extremamente importante e louvável. É um prazer estar voltando aqui em menos de um mês depois que foi aprovado o projeto da advocacia dativa, que tem como finalidade trazer advogados e advogadas para perto da população carente e ajudar a sociedade.”

O presidente da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante, Lucas Kauffmann, destacou a gratidão pela homenagem e pela oportunidade de representar os colegas em início de carreira. “O diálogo interinstitucional é necessário para que os poderes e as instituições jurídicas encontrem soluções para resolver problemas da sociedade e da advocacia. Essa conquista é de todos os advogados e advogadas que estão aqui. Agradeço, principalmente, à Lenda e ao Délio, que me deram a oportunidade de estar representando a jovem advocacia.”

Por fim, o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioético (ANADEM), Raul Canal, encerrou o evento fazendo um poema em homenagem à co-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, que no ato representou a instituição e deixou clara a alegria da advocacia em receber a homenagem.

Comunicação OAB/DF
Fotos: Roberto Rodrigues
Para ver mais fotos do evento clique aqui