STF abre os trabalhos do Ano Judiciário 2013

Brasília, 1º/02/2013 – O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou sessão solene de abertura do Ano Judiciário, nesta sexta-feira (1º/02). A solenidade marcou o início dos julgamentos em 2013 e foi conduzida pelo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. O ministro afirmou que fará um grande esforço para acelerar a tramitação de processos na Suprema Corte, sobretudo daqueles que afetam todos os tribunais brasileiros.

“Particularmente, eu gostaria que o ano de 2013 fosse lembrado, no futuro, como o ano em que, graças a mudanças tecnológicas, estruturais e de mentalidade, o sistema de prestação jurisdicional brasileiro teria se tornado mais justo, mais racional e mais compreensível”, disse Joaquim Barbosa.

Para representar a Ordem dos Advogados do Brasil, o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, designou o membro honorário vitalício e ex-presidente da entidade Eduardo Seabra Fagundes.

Estiveram presentes também o vice-presidente da República, Michel Temer, representando a presidente Dilma Rousseff; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; ministros aposentados da Suprema Corte; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; os presidentes dos Tribunais Superiores e representantes dos Tribunais estaduais de Justiça, entidades representativas dos magistrados, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Advocacia Geral da União.

Reportagem – Priscila Gonçalves

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF