Subseção de Planaltina comemora nova sede em 2014

Brasília, 12/12/2014 – Marcelo Oliveira de Almeida, presidente da Subseção de Planaltina, tem muitos motivos para comemorar as conquistas de 2014. A principal delas, a sede própria da Subseção, foi alcançada com muito esforço de sua gestão e total apoio da Seccional. Descentralizar é a palavra de Ordem, literalmente, uma vez que Planaltina fica localizada próxima a Goiás. Em breve, o local contará com todos os serviços oferecidos pela sede. Os advogados poderão atualizar o cadastro, solicitar certidões, pagar a anuidade, renegociar débitos, entre outros serviços, no protocolo. Sem falar que é por meio de Planaltina que a Seccional do Distrito Federal estreita os laços com a OAB/GO, de Planaltina de Goiás e Formosa.

A equipe de comunicação da OAB/DF conversou com Marcelo Oliveira de Almeida sobre sua gestão, desafios e planos. Confira:

OAB/DF – Quais foram as ações que o senhor julga mais importantes realizadas ao longo do ano?
Marcelo – Houve várias ações interessantes. Primeiro, nós equipamos a sala dentro do Fórum, e posteriormente criamos uma sede externa, que não tínhamos. Ela conta com equipamentos, com sala de aula. Com a criação da sede nós passamos a ofertar cursos, através da ESA. Todas essas realizações de Planaltina foram feitas em conjunto com a Seccional. Fizemos um bom trabalho este ano.

OAB/DF – Então a Subseção tem o total apoio da Seccional para realizar essas ações?
Marcelo – Tem! A Seccional sempre oferece todos os meios para que a gente possa executar as atividades da Subseção, os projetos que a gente leva adiante. A advocacia de Planaltina hoje tem uma visibilidade que não tinha anteriormente. Isso porque nós não tínhamos sede, nós não tínhamos uma referência.

20141212_marcelo1OAB/DF – Como era a realidade antes da sede própria?
Marcelo – Nós utilizávamos uma sala dentro do Fórum, que era sala do advogado e sede. Não obstante se tratar de uma boa sala, não era uma sede da OAB. Hoje nós temos uma sede externa, uma referência.

OAB/DF – O senhor sente que os advogados militantes da região procuram a Ordem para solicitar ajuda, orientação?
Marcelo – Somos muito procurados pelos advogados que querem orientações, que reclamam de desrespeito às prerrogativas e também para elogiar a atuação da Ordem, a estrutura.

OAB/DF – O senhor tem mais algum projeto para a Subseção?
Marcelo – Futuramente vamos ampliar o leque de cursos. A ideia é ofertar serviços que hoje em dia só temos na Sede. Por exemplo: protocolo, requisição de certidões, requisição da segunda via de documentos. A gente vai tentar implementar em Planaltina meios de o advogado resolver questões administrativas também.

OAB/DF – Vocês já fizeram parceria com a Caixa de Assistência?
Marcelo – Nós já fizemos uma parceira na qual a Caixa de Assistência levou profissionais da área da saúde para a Subseção. Tivemos atendimento oftalmológico, massagem, dentre vários serviços de saúde. Inclusive recebemos agora a vacina para a gripe.

OAB/DF – O senhor percebe estudantes de Direito estão se aproximando da OAB?
Marcelo – Estudantes se aproximam sim, e fazemos questão de chamá-los para perto para mostrar o que é a Ordem, a importância da advocacia. Hoje os estudantes tendem a fazer concurso público porque não conhecem a advocacia. Eles veem a advocacia como uma coisa muito difícil, que não tem renda. Isso é uma mitificação que nós combatemos. Nós recebemos recém-formados, além de muitos advogados do entorno, de Minas Gerais, do Goiás. Nós temos uma relação muito estreita com a Subseção de Planaltina de Goiás e de Formosa, e sempre temos desempenhado ações conjuntas. Há muitos advogados que militam nessas regiões e os advogados de lá que militam em Planaltina/DF.

Reportagem – Tatielly Diniz
Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF